quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Suape anuncia lançamento de Projeto Carbono Neutro para combater efeito estufa

Nesta última semana, o Complexo Industrial Portuário de Suape em Pernambuco, oficializou um importante passo para caucionar a sustentabilidade do território e de oito municípios relacionados, com objetivo de reduzir o aquecimento global. Esse lançamento do Projeto Carbono Neutro, algo pioneiro neste segmento, foi realizado no Viveiro Florestal da estatal portuária. Neste local, já foram produzidas mais de dois milhões de mudas de 80 espécies de Mata Atlântica para reflorestamento de áreas degradadas da Zona de Preservação Ecológica (ZPEC), que ocupa 59% dos 13,5 mil hectares do complexo.

Durante a solenidade de apresentação do projeto, uma das mais importantes ações da administração de Suape alinhadas com as práticas ESG (sigla em inglês, usada para medir as ações ambientais, sociais e de governança de uma organização), foi marcada pela assinatura de dois contratos para viabilizar a iniciativa. Autoridades públicas e especialistas do segmento ambiental participaram da cerimônia, além de funcionários do viveiro, os grandes responsáveis pela produção e manutenção das mudas.  

Inicialmente o primeiro contrato foi destinado a um inventário que irá quantificar o estoque de carbono na Zona de Preservação Ecológica. Já o segundo, que recebeu o nome de Compliance Climático, prevê várias ações, como a mensuração da emissão de gases de efeito estufa nos 8 municípios do território estratégico de Suape (Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Sirinhaém, Ribeirão e Rio Formoso). Através do processo de licitação, as empresas vitoriosas foram, respectivamente, a organização não-governamental Associação Plantas do Nordeste e o Consórcio Way Carbon. 

O programa Suape Carbono Neutro está dentro das diretrizes do Governo de Pernambuco com relação ao desenvolvimento sustentável, para atração de futuros investimentos com equilíbrio ambiental, adequando o complexo para implementar ações permanentes de combate ao efeito estufa.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, a atual administração de Suape e toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico têm protagonizado grandes avanços na área de sustentabilidade da gestão portuária. “Suape tem conseguido atingir índices importantíssimos no ranking de portos mais sustentáveis do Brasil e o Projeto de Carbono Neutro demonstra o quanto as empresas públicas de Pernambuco, que são muito importantes para a infraestrutura logística do Estado, têm compromisso socioambiental”, afirmou.

Do Estação Notícias