“O objetivo da pesquisa é prover informações relevantes às
empresas do comércio varejista e dos serviços de alimentação em Pernambuco a
respeito do perfil de consumo e das expectativas referentes a este período de
aquecimento das vendas”, explica o assessor econômico da Fecomércio-PE,
Ademilson Saraiva.
A lista de itens a serem procurados na Black Friday é
bastante diversificada. Destacam-se na opinião dos consumidores os produtos de
uso pessoal – como as roupas e acessórios (38,1%), calçados (17,6%),
smartphones e tablets (16,6%) e perfumes e cosméticos (13,7%) – e os de uso
familiar – como os eletrodomésticos (23,5%), equipamentos de áudio e vídeo
(10,9%) e móveis (10,0%).
A principal motivação apontada, entre os que pretendem
participar, é a aquisição de algum produto ou serviço que almejam há muito
tempo (53,8%) e irão aproveitar o período de descontos e preços mais baixos
para satisfazer esse desejo. A antecipação de compras para o Natal e Réveillon
é outro objetivo relevante para que os consumidores saiam às compras. As
compras pela internet devem atrair 59,5% dos consumidores e o comércio
tradicional ficar com 44,9% dos pernambucanos.
“A tendência da busca pelo comércio eletrônico explica, em
parte, o alto percentual de consumidores que pretendem utilizar o cartão de
crédito como forma de pagamento neste ano, uma vez que o cartão de crédito é o
meio de pagamento mais comum nas compras on-line”, diz o assessor econômico da
Fecomércio-PE.
Indisponibilidade financeira
Entre os consumidores que não pretendem participar das
compras em 2021, 45,0% declaram estar ‘sem dinheiro ou com pouco dinheiro’
disponível para aproveitar os descontos no comércio. Além desses fatores, os
consumidores também relatam outras questões relacionadas à conjuntura socioeconômica
como relevantes para a decisão de não participar: 12,2% declaram estar
inseguros quanto às perspectivas sobre a economia brasileira; 11,9% se
justificam por estarem endividados; e 8,5% relatam o fato de estarem
desempregados.
Expectativa de vendas
A expectativa por vendas maiores é compartilhada por 72,9%
dos estabelecimentos do comércio tradicional. Nos shopping centers, 86,8% dos
estabelecimentos têm expectativa de crescimento. A estimativa de variação das
vendas para a Black Friday de 2021 é de 14,7% entre os estabelecimentos do
comércio tradicional e 15,7% entre os estabelecimentos dos shoppings centers.
Entre os estabelecimentos que se encontram otimistas sobre
as vendas este ano, destaca-se como motivação a melhoria no movimento do comércio
em função da vacinação (83,6%), bem como na confiança dos consumidores (49,8%)
e a recuperação gradual do mercado de trabalho (32,8%). Por outro lado, entre
os estabelecimentos que apontaram expectativas pessimistas, ressaltam a
persistência de baixo movimento no comércio (51,2%) e o endividamento dos
consumidores (40,3%).
Contratação temporária
A pesquisa ainda revela que 17,5% das empresas do varejo
pretendem contratar colaboradores temporários para dar suporte às vendas da
Black Friday de 2021. Nos serviços de alimentação, esse percentual cai para
15%. Nos shoppings, a intenção de contratar temporários ocorre entre 22,1% dos
lojistas do varejo e entre 18,4% dos estabelecimentos de alimentação.
Do Estação Notícias