Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
aprovar o uso emergencial das vacinas contra a Covid-19, a aplicação deve
começar em até quatro dias. Para que possa haver um controle sobre quem já
recebeu o imunizante, alguns documentos são necessários.
As primeiras doses serão destinadas aos grupos prioritários, como profissionais
que atuam na linha de frente do combate a pandemia, idosos e pessoas com
comorbidades. Esse primeiro grupo e os próximos devem apresentar o Cartão do
SUS, o Cartão Nacional de Saúde (CNC) ou o CPF, dessa forma é possível unificar
o histórico de um paciente na rede pública de saúde. Mesmo que o cidadão não
apresente os documentos quando for tomar a vacina, ele poderá ser vacinado.
Segundo o Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a
Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde, todos os dados dos brasileiros
vacinados serão inseridos Sistema de Informação do Programa Nacional de
Imunizações (SI-PNI). A plataforma vai registrar informações como o local onde
cada um foi vacinado, o número de CPF ou do Cartão SUS, a data de nascimento,
data da vacinação, nome da vacina e do fabricante, assim como tipo de dose,
número de lote e validade do imunizante.
Como emitir o Cartão do SUS?
Para emitir o cartão do SUS é preciso ir até uma unidade do
serviço ou uma Secretaria de Saúde Municipal, com o RG, CPF, certidão de
nascimento ou casamento, o número do PIS/PASEP caso a pessoa o tenha. Em alguns
casos também pode ser exigido um comprovante de residência.
É possível emitir uma segunda via em qualquer unidade de
saúde ou através da internet. Para fazer o pedido online, basta acessar o
portal do SUS ou o aplicativo Conecte SUS.
Reprodução: NE10 Interior