terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Quem pratica exercício físico tem menos chances de hospitalização pelo COVID-19

Uma pesquisa realizada aqui no Brasil com amostra de 938 participantes que contrairam o COVID-19 evidenciou que a hospitalização é 34,3% menor em pessoas fisicamente ativas, que tem a rotina de praticar exercício físico por pelo menos 150 minutos semanais como sugere a OMS.

A pesquisa foi realizada através de entrevista com os participantes entre os meses de Junho a Agosto de 2020, com pessoas de ambos os sexos e idade. Sobre tudo observou -se que pessoas sedentárias e obesas tinham riscos maiores a complicações relacionadas ao vírus do Covid-19 e o tempo de internação era bem maior a esse grupo. 

Quando nos referimos a prática de exercício físico e o tempo de atividade semanal queremos que você entenda que essa prática deve ter uma intensidade moderada ou alta e o tempo aplicado para ela pode ser em dias alternados ou contínuos que alcance 150 minutos na semana, com isso vários sistemas orgânicos vão apresentar mecanismos para o combate ao vírus entre outras doenças.

O estudo foi idealizado pelo professor Pós-Doutor Marcelo Rodrigues dos Santos, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

A boa orientação faz a diferença!