quinta-feira, 21 de maio de 2020

Barragem de Belo Jardim atinge 100% de sua capacidade e pode causar enchente no Rio Ipojuca

Prefeituras de três cidades do Agreste estão em alerta

A barragem Pedro Moura, localizada no município de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, atingiu 100% de sua capacidade. Atenta aos riscos de enchente no Rio Ipojuca, a Prefeitura de São Caetano, também no Agreste, emitiu uma nota nesta quinta-feira (21), alertando sobre riscos para a segurança da população ribeirinha.

Segundo informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), pode chover forte no Agreste Pernambucano e por isso as prefeituras de Belo Jardim e Caruaru também estão monitorando a situação, que no momento, é de precaução.



Também conhecida por barragem do Rio Ipojuca, a barragem Pedro Moura é responsável pelo abastecimento de mais de 160 mil moradores. Ela atende os municípios de Belo Jardim, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó.

Veja a nota da Prefeitura de São Caetano:

"A Prefeitura de São Caetano, junto à Secretaria Municipal de Agricultura, esclarecem que a nota divulgada em carros de som é um alerta à população, orientado pela Codecipe, sobre a possibilidade de enchente caso aumente muito o volume de chuvas na região.

A orientação tem por base o fato da Barragem Pedro Moura estar quase no nível de transbordar, o que aumentaria o volume de água no Rio Ipojuca, caso ocorram fortes chuvas, comprometendo assim a segurança em alguns imóveis ribeirinhos. Mas, repetindo: não há motivos para pânico! É apenas um alerta."

Do Estação Notícias / No Detalhe / NE10