Cerca
de 26 milhões de pessoas mudaram a cor de suas fotos de perfil desde a última
sexta-feira (26) para apoiar a união homoafetiva nos EUA. A iniciativa
promovida pelo Facebook, no entanto, está causando polêmica por ser apontada
como uma ação usada para gerar dados para algum experimento da empresa de Mark
Zuckerberg.
O
avatar colorido foi desenvolvido por estagiários do Facebook e foi lançada para
o público geral depois de ser amplamente adotada por funcionários da empresa. O
que está sendo questionado vai além do real apoio à acusa LGBT assumida pelo
Facebook ; refere-se ao objetivo real da ação, que é apontado como” isca” para
a venda de anúncios futuros.
Segundo
revistas e especialistas em redes sociais, a polêmica é válida pois quando a
ação foi lançada não foi revelado que os dados seriam armazenados para experimentos
futuros.
Não
é novidade que o Facebook monitora os dados de todos os usuários da rede
social, porém a clareza das informações e questões de invasão de privacidade
diante de ações como essa põem em cheque a credibilidade e real intenção das
ações motivadas em redes sociais.
Do Estação Notícias Fonte: O Povo Online