sábado, 5 de outubro de 2013

Assistência Social no Sítio Paridas



Na última segunda-feira, dia 30 de Setembro de 2013, uma equipe composta por funcionários da Secretaria de Assistência Social e lideranças comunitárias, foram até a Comunidade do Sítio Paridas, zona rural do município onde se reuniram-se com cerca de 20 famílias da comunidade e ouviram as principais demandas da população que irão compor um diagnóstico socioterritorial da zona rural do município.

Entre as principais solicitações da comunidade estão às questões relativas ao deslocamento da população para ter acesso aos principais serviços públicos como à assistência social, por exemplo.


Quanto à educação, as famílias têm suas necessidades atendidas na própria localidade. A maioria da população residente no local, cerca de 60 famílias, sobrevive das atividades laborativas voltadas à confecção de vassouras de palha, plantio de mandioca e tomate. Quanto ao perfil etário da comunidade a maioria é composta de crianças e idosos.


Um outro fator bem marcante na comunidade, refere-se às questões de moradia: uma grande quantidade de famílias com estruturas precárias de moradia, casas de taipa, enorme quantidade de domicílios sem banheiros. Ainda podemos citar outros fatores sociais que impedem a melhoria das condições de vida da população como o alcoolismo, que interfere diretamente na convivência familiar e aspectos de segurança pública: a comunidade relata que existem roubos e furtos na comunidade com muita frequência.
As ações na zona rural do município serão prioridade de gestão para a Política de Assistência Social e as atividades no Sítio Paridas tiveram início neste dia. A Secretaria de Assistência Social irá implantar equipes volantes para atendimento de toda zona rural. A partir de então, será agendado com a comunidade datas para levar os principais serviços.

No dia 07 de outubro está agendado o atendimento do Cadastro Único (Programa Bolsa Família), para atualização cadastral, identificar e solucionar principais pendências de acesso ao Programa, bem como realizar o cadastramento de famílias que ainda não têm acesso ao Serviço.
Da Assessoria