Relatório
da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acusa a TIM de interromper de
propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o usuário é cobrado por
ligação, e não por tempo.
A agência
monitorou todas as ligações no período, em todo o Brasil, e comparou as quedas
das ligações de usuários Infinity e "não Infinity".
A
conclusão foi que a TIM "continua - derrubando - de forma
proposital as chamadas de usuários do plano Infinity". O documento apontou
índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no
plano Infinity -que entrou em vigor em março de 2009 e atraiu milhares de
clientes.
O
relatório, feito entre março e maio, foi entregue ao Ministério Público do
Paraná.
"Sob
os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da
taxa de crescimento de desligamentos [quedas de ligações] entre duas
modalidades de planos", diz o relatório.
O
documento ainda faz um cálculo de quanto os usuários gastaram com as quedas de
ligações em um dia: no dia 8 de março deste ano, afirma o relatório, a
operadora "derrubou" 8,1 milhões de ligações, o que gerou faturamento
extra de R$ 4,3 milhões.
Da Folha de São Paulo