quinta-feira, 26 de abril de 2012

Placa refletiva será obrigatória para carros novos a partir de maio, em PE


Quem for emplacar o carro em Pernambuco a partir do dia 2 de maio precisa ficar atento. O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) começa a cumprir a determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que exige placas refletivas para os novos carros ou aqueles que são transferidos de município. No caso das motos, a placa passa a ser 20% maior. Além de cumprir a determinação, o estado vai ser o primeiro do Brasil a contar com mais dois itens de segurança: decalques com o nome Detran por cima dos números e código de barras.

O Detran estima que, até o fim de 2012, 460 veículos devem estar com as novas placas, que prometem ser mais seguras e dificultar adulterações e clonagens. "Com esse código de barras, desde a chapa base, o código é rastreado. Sabemos quem fez, quem emplacou, tudo. Quem quiser confeccionar algum tipo de placa sem ser dentro desse processo, não vai conseguir registrar o carro, porque não consta no sistema", detalha o diretor de Operações do Detran, coronel Cerivaldo Lira.

Quem for pego com um carro novo a partir do dia 2 sem a nova placa, vai ser multado - é uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 191, 53, além de receber sete pontos na carteira.

Do G1 PE