segunda-feira, 2 de maio de 2022

Dicas - Consultório Odontológico Eloá Souza

Encontrado nos mais diversos alimentos, o açúcar nos presenteia com o prazer que oferece ao paladar, ainda que na maioria das vezes esteja associado às receitas mais calóricas. Seu consumo, portanto, deve ser racional. Inclusive porque consumir demais pode provocar cárie, doenças gengivais, entre outros agravos que não se limitam à boca.

O açúcar está classicamente ligado à cárie. Doença que mais acomete a população, independentemente de faixa etária, ela interfere na qualidade de vida, uma vez que causa dor e contribui para outros problemas de saúde. Falamos de um quadro crônico, multifatorial, não transmissível e que se estabelece com a exposição frequente ao açúcar (principalmente na forma de sacarose).

Com relação ao público infantil, quanto mais tarde se introduzir o açúcar na dieta, melhor. Seu consumo, em especial o da sacarose (típica do açúcar de mesa, por exemplo), deve ser evitado em crianças menores de 2 anos.

A escovação dentária deve ser iniciada assim que os primeiros dentes irromperem na cavidade bucal, com a utilização de escova e de creme dental fluoretado.

Cabe lembrar que, mesmo após o segundo ano de vida, a ingestão de açúcar deve ser orientada pelo pediatra e pelo dentista e os abusos precisam ser evitados desde cedo.

O açúcar se inserido de forma moderada e acompanhado de uma boa higiene bucal, pode sim fazer parte do nosso dia-a-dia.

  • Entre em contato agora e marque a sua consulta 99799-9068, ou visite nosso consultório que fica localizado na rua Dr Manoel Borba, nº 42; próximo à Manoel Cabeleireiro.