terça-feira, 15 de março de 2022

Governo de Pernambuco mantém obrigatoriedade do uso de máscara

Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, Pernambuco anunciou que vai continuar exigindo que a população uso de máscara em locais abertos ou fechados. Em contrapartida, o secretário de saúde, André Longo, informou que as pessoas não serão mais obrigadas a apresentar teste negativo para entrar em eventos. Os novos protocolos foram anunciados a partir da queda no número de casos de covid-19 e na positividade dos testes desde janeiro.

"Em janeiro, a cada 100 exames processados no Lacen, 52 eram positivos. Atualmente, em cada 100 testes, 2,5 acabam positivando. Já os dados da Central de Regulação apontam que há o menor pedido por leitos de UTI neste ano. Foram 251 solicitações, uma queda de 19% em uma semana, e 18% em 15 dias. Com isso, a taxa de ocupações em UTI está abaixo dos 50%", disse André Longo, secretário estadual de saúde.

Com esse cenário, que o secretário afirma estar em baixa circulação viral, o Estado abriu os novos protocolos, como a ampliação da capacidade em vários setores e o fim da exigência de testes contra a covid-19 na entrada de eventos. "Quero ratificar que o uso de máscaras em espaços fechados e abertos e o passaporte vacinal continuam sendo obrigatórios em Pernambuco.

Do Estação Notícias