quarta-feira, 2 de março de 2022

Anvisa libera dois autotestes de Covid-19 e total sobe para seis

Mais dois autotestes de Covid-19 ganharam aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com a decisão, o Brasil passa a ter seis modelos autorizados para venda. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (2).

Ambos os exames caseiros utilizam a técnica do swab nasal. Um deles, fabricado na China, deve ser comercializado pela Biosul Produtos Diagnósticos com um autoteste com embalagem. Já o segundo, produzido na Coreia do Sul, deve ser colocado à venda pela Kovalent, com dois ou cinco unidades por pacote.

O painel de pedidos de registro da Anvisa mostra que a agência já recebeu 81 solicitações até esta quarta-feira. Além dos seis aprovados, dois estão sob avaliação. Técnicos já analisaram outros seis, que devem ter os resultados divulgados nos próximos dias. Ao todo, 13 foram negados.

Segundo a Anvisa, os requisitos são segurança, desempenho e atendimento quanto aos critérios. A usabilidade é um dos focos, já que a avaliação é de que recomendações de uso de forma simples ajudam o público leigo a fazer o teste em casa. O resultado deve ficar pronto em 15 minutos.

A Anvisa autorizou a venda em farmácias e em drogarias em 28 de janeiro. Para o produto chegar ao consumidor final, não basta a aprovação para o produto: é preciso que as empresas obtenham o registro na agência.

Levou 20 dias entre o aval para comercialização e para registro do primeiro modelo, em 17 de fevereiro. Pedidos de registro submetidos antes do aval foram barrados.

Comuns nos Estados Unidos e na Europa, o Brasil viu o debate em torno da regulamentação dos autotestes crescer antes da liberação. Na avaliação de especialistas, a liberação dos autotestes pode ser benéfica para o enfrentamento à pandemia, uma vez que ampliar o acesso à testagem ajuda a cortar as cadeias de transmissão do coronavírus.

Do Estação Notícias