quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Policiais civis suspendem atividades investigativas nesta quinta-feira (10) em Pernambuco

Em campanha salarial e funcional 2021/2022, os policiais civis de Pernambuco suspendem as atividades investigativas nas delegacias e nos institutos de todo o Estado nesta quinta-feira (10). Este é o segundo grande ato de advertência da categoria, que cobra celeridade nas negociações salariais.

Desta forma, os policiais cruzam os braços das 8h às 16h, período em que devem realizar apenas atividades administrativas burocráticas, medida protetiva de urgência por violência doméstica e condução para audiências de custódia. O primeiro protesto do tipo aconteceu em 2 de fevereiro.

Além dos baixos salários, os policiais denunciam "péssimas condições estruturais, falta de efetivo e clandestinidade funcional". O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) decidiu endurecer os atos em protesto após a remarcação de uma reunião com representantes do Governo do Estado, na qual a contraproposta seria apresentada à categoria.

Mais uma rodada de negociação com a Secretaria de Defesa Social (SDS) está marcada para 14 de fevereiro. Após a reunião, a categoria irá realizar uma nova assembleia, para deliberar sobre a proposta apresentada e por uma possível greve.

Estado de greve

Os policiais civis estão em estado de greve desde 29 de dezembro. Desde então, já realizaram protestos em vários municípios pernambucanos. O Ato das Cruzes passou por Recife, Porto de Galinhas, Caruaru e Petrolina, para denunciar o alto número de homicídios no Estado, assim como lembrar os policiais vítimas da covid-19, "em parte do por falta de estrutura nos postos de trabalho".

Do Estação Notícias / Jornal do Commercio