terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

O que significa a suspensão do ponto facultativo do Carnaval em Pernambuco? Entenda a medida

Nesta segunda-feira (7), o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 do Governo de Pernambuco decidiu, após quase seis horas de reunião, que está cancelado o ponto facultativo do Carnaval 2022. Apesar do cancelamento das festas públicas no Estado, o governo ainda não havia definido a respeito do feriado nos dias do carnaval.

A decisão faz parte de um pacote de medidas adotadas pelo governo estadual para combater o avanço da Covid-19, em especial da variante ômicron, que tem provocado aumento dos casos de contaminação e internações em Pernambuco. Além da suspensão do ponto facultativo, o limite de pessoas em eventos no Estado será reduzido de 3 mil para 500 pessoas em locais abertos e de mil para 300 em locais fechados.

As medidas divulgadas pelo Governo de Pernambuco na segunda-feira começam a valer a partir da próxima quarta-feira (9) e vão até o dia 1° de março. Estas novas medidas revogam as que estavam vigentes até o dia 15 de fevereiro. 

Qual a diferença de feriado e ponto facultativo?

Durante o ponto facultativo, o empregador pode optar por dispensar o funcionário do expediente. Geralmente, a possibilidade de optar pelo ponto facultativo ocorre em datas perto de feriados. 

A maior diferença entre feriado e ponto facultativo é a obrigatoriedade. Apesar de também estar previsto por lei, o ponto facultativo é opcional, principalmente para o setor privado. Durante os feriados, no entanto, a lei proíbe que os profissionais trabalhem.

Do Estação Notícias / NE10