quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco recebe protocolo de embargos de declaração do Prefeito Roberto Asfora em relação ao julgamento de contas do exercício de 2004

O processo continua em tramitação no TCE sem previsão de ser enviado para deliberação da Câmara Municipal de Vereadores de Brejo da Madre de Deus

No dia 08 de Fevereiro de 2022, a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), julgou o processo de prestação de contas do exercício de 2004 do prefeito Roberto Asfora, (nº0540069-7). Esse processo do exercício de 2004 foi julgado em 28/10/2008, pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas que, após emitir parecer prévio, o Prefeito Roberto Asfora interpôs recurso ordinário ao colegiado máximo (pleno do tribunal), alegando que houve a imputação de débitos em duplicidade no parecer. O argumento foi acatado pelo pleno do TCE e houve determinação de uma nova instrução processual.

Em 17/03/2015, a Segunda Câmara julgou as contas do exercício de 2004, emitindo novo parecer prévio. A defesa do Prefeito Roberto Asfora de forma diligente, observou que um direito fundamental em todo processo para qualquer cidadão, não foi observado no julgamento, o direito de ampla defesa, e do exercício do contraditório, e assim, interpôs recurso ordinário ao pleno do TCE-PE, com alegação de cerceamento de defesa, pois não foi analisada pela defesa a nota técnica de fls nº. (2.602-2.608). O argumento foi aceito e houve a determinação de uma nova instrução processual do exercício de 2004.

No último dia 08 de Fevereiro, a Primeira Câmara emitiu novo parecer prévio pela rejeição das contas, em um julgamento que durou 03 minutos e 36 segundos. É importante salientar que existe todo um caminho a ser percorrido pelo Prefeito Roberto Asfora ainda no TCE, em fase de recurso para questionar a decisão, que pode haver erros como foi reconhecido por duas vezes pelo próprio tribunal, inclusive no dia de ontem, terça-feira 15/02/2022, foi protocolado os Embargos de Declaração que serão julgados ainda na mesma Primeira Câmara, e até agora, sem previsão de pauta.

É falsa a informação prestada por alguns veículos de comunicação e seus responsáveis, afirmando que as contas já foram enviadas para a Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, ou que nos próximos dias estariam chegando à Câmara Municipal de Vereadores, pois, para quem tem conhecimento jurídico e não de pesquisa de Google, sabe que prazos processuais devem ser respeitados com base no princípio no devido processo legal.

O Prefeito Roberto Asfora segue firme lutando por um Brejo cada vez melhor!

Do Estação Notícias