quarta-feira, 31 de março de 2021

Governo Federal deve apresentar plano emergencial para evitar o encerramento da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Até o final da primeira quinzena de abril, o Governo Federal deverá apresentar um plano emergencial para evitar o encerramento das atividades do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova, uma das principais atrações turísticas do Brasil que vem enfrentando sérias dificuldades após o cancelamento das temporadas de 2020 e 2021 em virtude da pandemia.

A informação é do presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, que foi à Brasília nesta quarta-feira (31) para audiências com o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o Secretário Mário Frias e o presidente da Embratur, Carlos Brito, com o objetivo de discutir uma alternativa de apoio ao evento que é realizado em Pernambuco há mais de 50 anos no maior teatro ao ar livre do mundo e que já atraiu mais de 4 milhões de visitantes do Brasil e do mundo.“O Secretário de Cultura, juntamente com Ministro do Turismo, assumiu o compromisso conosco de socorrer a Sociedade Teatral de Fazenda Nova até meados de abril para que possamos superar o momento mais delicado que já vivemos nestes 52 anos de história deste megaevento”, disse Pacheco após a reunião.

Na sequência, o produtor cultural participou de um segundo encontro com o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e com o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento.

Na ocasião, Carlos Brito ratificou o compromisso do Governo em trabalhar para evitar o encerramento do espetáculo. “A Embratur fará todos os esforços para ajudar a organização da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém a ter sucesso neste projeto importantíssimo para o estado de Pernambuco e para o Brasil”, disse o presidente da Embratur.

Do Estação Notícias / Assessoria

Mulher fica ferida em mais um acidente na BR-104 em Toritama

Segundo informações, ela foi atingida por um Toyota de lotação ao tentar atravessar a rodovia

Um acidente envolvendo uma motocicleta Honda Fan e um Toyota Bandeirantes, deixou uma mulher ferida no final da manhã desta quarta-feira (31), na BR-104, próximo a entrada do Loteamento Colorado em Toritama.

Rosicleide Godi de Vasconcelos (27 anos), moradora do bairro Coqueiral, conduzia a motocicleta que acabou colidindo com o Toyota. A motociclista teve vários ferimentos e foi socorrida para o Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima. Já o condutor do veículo, não sofreu ferimentos.

As causas do acidente estão sendo investigadas pela polícia. À princípio, as evidências indicam que a mulher foi atingida pelo Toyota quando tentou atravessar a rodovia para o loteamento Colorado. O estado de saúde dela não foi detalhado.

Do Estação Notícias / Blog do Evandro Lins

Ofertas do mês de abril da Arthur Eletromóveis

Decreto libera funcionamento de atividades e serviços no Interior de Pernambuco a partir das 5h

O Governo de Pernambuco, em decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (31), liberou a flexibilização de horários de atividades econômicas e serviços no Interior do Estado. As novas regras começam a valer nesta quinta-feira (1º) após o encerramento da quarentena mais rígida para conter o avanço da Covid-19.

Segundo o texto do decreto, os horários poderão ser alterados por ato do prefeito da respectiva cidade para atender a peculiaridades locais. Com a liberação, as tradicionais feiras livres poderão abrir mais cedo.

No Interior, a abertura dos estabelecimentos de segunda a sexta-feira será liberada a partir das 5h, e o encerramento deve ocorrer até 20h. Porém o funcionamento diário das atividades não poderá exceder o limite de dez horas contínuas - ou seja, se um estabelecimento abrir às 5h, por exemplo, precisará fechar às 15h.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), segue o horário das 10h às 20h para os dias de semana.

Nos finais de semana e feriados, as atividades econômicas poderão ser exercidas entre 6h e 14h nos municípios do Interior.

As regras do Plano de Convivência valerão até o dia 25 de abril.

O decreto atende a um pleito de prefeitos do Interior. Na última segunda-feira (29), houve uma reunião entre os gestores de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, no Agreste.

Os gestores enviaram ofício ao Governo de Pernambuco solicitando que as tradicionais feiras de cada cidade funcionem a partir das 5h e não das 10h às 20h, como havia sido definido anteriormente.

De acordo com a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, as feiras são movidas pelas suas peculiaridades, trazendo público de todas as regiões do País.

“Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama são cidades que promovem as principais feiras do Polo de Confecções do Estado, sendo de total importância para a economia da região. A dinâmica de cada feira dessas três cidades possui suas especificidades. A mudança do horário é fundamental para manter essa dinâmica”, explicou.

Do Estação Notícias / Folha de Pernambuco

Prefeitura de Brejo da Madre de Deus vai fazer distribuição de 9 mil kit’s merenda

A prefeitura de Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, dará início nesta segunda-feira (05) à distribuição de 9 mil Kit’s Merenda para as famílias que têm alunos na rede municipal de ensino.

A distribuição seguirá um cronograma para que sejam evitados aglomerações e desrespeito às normas sanitárias do Município e Estado. A família deverá ir até a escola onde seu filho é matriculado portando RG e CPF para retirar o kit.

Devido às férias escolares, não houve distribuição de cestas nos meses de janeiro e fevereiro. Os kits de alimentação visam complementar a alimentação dos alunos em referência ao período de aulas, em substituição à merenda fornecida pelas unidades escolares.

“Temos este compromisso e preocupação com nossos alunos, durante o período de aulas remotas, de manter a distribuição do kit merenda e garantir a alimentação deles em casa. Buscamos garantir que nossas crianças fiquem seguras, já que a pandemia persiste, e tenham a assistência que precisam”, enfatizou Roberto Aguiar, secretário de educação.

A nutricionista Jaciele Thalia, responsável pelo kit merenda, falou sobre a alimentação: “O kit merenda escolar é composto por diferentes gêneros alimentícios e apresenta como principal objetivo complementar a alimentação do aluno, que nesse momento de pandemia assiste às aulas de forma remota, assim contribuindo também para que o estudante não entre em situação de insegurança alimentar e nutricional. Cabe esclarecer ainda que a entrega do Kit “Merenda Escolar Em Casa” é um direito do aluno. Portanto, o prefeito Roberto Asfora, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, cumpre com o seu dever de garantir o direito a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino”, disse.

Acompanhe os setores e cronograma e os setores da distribuição:

Do Estação Notícias / Assessoria

Sem receber apoio do Governo, Paixão de Cristo de Nova Jerusalém poderá encerrar atividades

“Depois de mais de um ano de muitas dificuldades, não temos mais recursos para a manutenção da cidade-teatro", explicou Pacheco

O presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, revelou que no final de fevereiro esteve em Brasília onde reuniu-se com o ministro do Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o Secretário Especial de Cultura, Mário Frias, em Brasília. “Fomos muito bem recebidos e apresentamos um projeto emergencial para salvar a Sociedade Teatral de Fazenda- STFN e a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém dos graves danos financeiros causados pelo não acontecimento das duas temporadas 2020 e 2021 devido a Pandemia”, revela.

Ele conta que os representantes do Governo Federal ficaram de dar um retorno sobre a proposta apresentada em reunião que acontecerá nesta quarta-feira (31) com técnicos do Ministério do Turismo e da Secretaria de Especial de Cultura.

Pacheco afirma que, sem o apoio do governo federal e do governo estadual, não terá outra alternativa senão cancelar a temporada de 2022, fechar as portas e demitir os funcionários. “Depois de mais de um ano de muitas dificuldades, não temos mais recursos para a manutenção da cidade-teatro e muito menos para produzir um novo espetáculo. Por isso, teremos que fechar tudo, inclusive a Pousada da Paixão que funciona dentro da Nova Jerusalém”, relata, Pacheco.

“Se não tivermos uma resposta positiva, estaremos sem alternativa para dar continuidade ao legado dos meus pais Plínio e Diva Pacheco que, com muito trabalho, suor e lágrimas construíram a Nova Jerusalém, patrimônio material e Imaterial do Estado e orgulho dos pernambucanos”, ressalta.

A anúncio do possível encerramento das atividades da Nova Jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mundo, acontece em plena Semana Santa, período em que, desde 1968, foram realizadas 52 temporadas ininterruptas Paixão de Cristo até 2019, ano da última apresentação antes da pandemia.

Assistida por mais de 4 milhões de pessoas, segundo os organizadores do espetáculo, a encenação é responsável por um dos principais picos no movimento turístico de Pernambuco tendo em vista que atrai visitantes de todos os estados do Brasil e de 18 países que lotam hotéis no Recife, em Porto de Galinhas e Caruaru, além de outras cidades de Pernambuco.

A paralisação das temporadas deixou sem renda mais de 1.500 pessoas que trabalhavam diretamente do espetáculo e mais cerca de 8 mil que trabalhavam em atividades paralelas.

"Infelizmente, não temos mais o que fazer. Foram dois anos de muito sofrimento. É com muita tristeza que irei comunicar ao povo Pernambucano, que tanto se orgulha de ter em seu Estado o maior teatro ao ar livre do mundo, que, depois de 52 anos de apresentações ininterruptas, teremos que encerrar as atividades. Triste Sexta-feira da Paixão”.

Do Estação Notícias / Assessoria

Kêka Móveis - A cada dia no seu lar!

Polícia prende homem suspeito de tentar matar filhos com golpes de foice em Pernambuco

Entre as vítimas, estava a filha grávida de quatro meses

Durante a madrugada desta terça-feira (30), um agricultor, de 55 anos, foi preso em flagrante em Moreno, Pernambuco, por suspeita de tentar matar os três filhos, de 10, 31 e 32 anos, e tentar ferir o genro com uma foice. Entre as vítimas, estava a filha grávida de quatro meses, que foi socorrida no Hospital da Restauração (HR) e precisou passar por uma cirurgia.

De acordo com a polícia, o suspeito tentou fugir após os ataques e o genro pediu ajuda a policiais, que conseguiram detê-lo e apreender a foice. De acordo com o HR, a mulher grávida está em um quadro considerado estável após a cirurgia e se recupera bem. Os outros dois filhos tiveram apenas ferimentos leves de acordo com a Polícia Militar.

Prisão

Por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, foi aberto um inquérito para apurar o caso. O suspeito foi preso e encaminhado à audiência de custódia. O homem vai responder por tentativa de homicídio.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aguarda a apresentação do agricultor para a audiência e afirma que está em contato com a Unidade responsável. Nos próximos dias, o TJPE deve divulgar novidades sobre o caso e o resultado da audiência.

Do Estação Notícias / NE10 Interior

Devocional Diário

"Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;" Deuteronômio 7:9

Pensamento: Deus é muito bom, Ele é fiel conosco, jamais Ele deixará de cumprir Sua palavra! O Senhor nos trouxe a salvação através de Jesus, e fez conosco uma aliança eterna, que já está estabelecida e não mudará! Ele já derramou Seu amor por todos nós, já deu o direito à vida plena e abundante, vida eterna com o Senhor! Sua aliança é para todos, Deus não tem preferidos, o Senhor odeia o pecado, mas Ele ama o pecador. Ainda que sejamos infiéis, Ele não deixará de ser fiel conosco. Se nos desviarmos do Seu caminho, o inimigo estará pronto para nos atacar, mas se andarmos no caminho do Senhor, Ele estará nos protegendo, nos guardando, e o inimigo não poderá tocar em nossa vida.

Oração: Pai querido, perdoa minha falta de compromisso com o Senhor, minha falta de santidade, perdoa por andar em caminhos que o Senhor disse para eu não andar. Tem misericórdia de mim, sou apenas um pecador, diante do Seu amor e de tudo que o Senhor fez. Obrigado pela Sua graça que me alcançou, este favor imerecido, que o Senhor derramou sobre cada um de nós. Obrigado pela salvação que o Senhor trouxe para todos que te amam e andam nos Seus caminhos. Quero muito ser o teu filho, amado pelo Senhor! Quero muito andar em obediência e santidade, ajuda-me Senhor, guia meus passos, livra-me de toda armadilha do inimigo. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Soares Design - consultoria

Lembre-se dos cuidados necessários na hora de escolher o peixe da Semana Santa!

Com a chegada da Semana Santa, um alimento costuma ocupar ainda mais espaço na mesa das famílias: o peixe. Da Sexta-Feira da Paixão ao Domingo de Páscoa, o consumo do item aumenta e ele se torna praticamente presença obrigatória nos pratos principais das casas e restaurantes.

Gerente-geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Josemaryson Bezerra destaca os cuidados necessários na hora de escolher o pescado. "É preciso alguns critérios que nós chamamos organolépticos, que são os aspectos que os peixes têm, os mais importantes. Por exemplo, as escamas têm que ser muito bem aderidas à pele do peixe, os olhos têm que ser brilhantes e um outro aspecto importantíssimo é o cheiro. Então, os requisitos são esses simples e, principalmente, a conservação do peixe, que deve estar a uma temperatura de geladeira de aproximadamente 0 a 4 graus", explicou. 

O engenheiro de Pesca e professor do Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Vanildo Souza de Oliveira reforça que as atenções às características físicas do pescado são essenciais especialmente quando se trata de peixes comprados frescos. “O peixe fresco, quando você compra ou vai numa banca, não está congelado. Então, você vai ver as brânquias, ou guelras, que têm que estar vermelhas, brilhantes, com cheiro de mar, de algas. A pele, a textura, tem que estar rígida, tem que estar com aquela consistência muscular e o globo ocular bem visível”, elencou.

Já com relação aos peixes comprados congelados, o professor ressalta a importância de verificar validade e condições de embalagem. “Geralmente, nós importamos cerca de 90% do pescado que consumimos, então a maioria do peixe que nós compramos vem de outros estados, vem de fora. Vem sempre no processo de congelamento. Você tem que olhar validade, se a embalagem está rompida, se está bem congelado, qual a temperatura”.

Segundo Oliveira, uma dica para os consumidores ao irem ao supermercado é deixar para inserir o peixe no carrinho de compras já próximo de efetuar o pagamento. “Porque senão você vai colocar o peixe, vai andar durante todo o período que vai fazer compra e, quando chegar no caixa, já passou um tempo e o peixe já está em processo de descongelamento”, disse. 

Do Estação Notícias / Folha de Pernambuco

Janielle Matos Engenheira Ambiental