terça-feira, 6 de julho de 2021

Navio isolado no Porto do Recife tem nove tripulantes diagnosticados com Covid-19

O navio cargueiro Shoveler, atracado no Porto do Recife desde a manhã da última sexta-feira (2), foi colocado em quarentena após a confirmação dos diagnósticos positivos para a Covid-19 de nove tripulantes.

De acordo com a assessoria de comunicação do terminal portuário, a embarcação de bandeira cipriota foi isolada e tem passado por avaliação epidemiológica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Chipre é um país insular localizado na Europa, ao leste do Mar Mediterrâneo.

Na última quarta-feira (30), o Porto do Recife foi notificado pela Anvisa sobre a necessidade de o navio passar por uma avaliação da agência.

Nesse mesmo dia, um dos tripulantes do navio foi resgatado de lancha por apresentar quadro suspeito de Covid-19. Ele foi encaminhado para um hospital do Recife, onde realizou um exame que confirmou a doença.

“O plano de contingência e emergência em saúde pública do ancoradouro foi acionado”, informou o Porto do Recife.

Durante o fim de semana, foram confirmados mais oito casos positivos entre os tripulantes do Shoveler. A informação foi repassada pela Anvisa ao Porto nessa segunda-feira (5).

Cinco tripulantes seguem em isolamento na embarcação e três foram encaminhados para hospitais do Recife.

Segundo o Porto do Recife, caso não seja notificado nenhum novo caso de Covid-19, a embarcação cipriota deve desatracar em 14 dias, após cumprir o período de quarentena indicado.

Com 19 tripulantes a bordo, o Shoveler vinha de Halmstad, na Suécia, e seguia viagem para o Porto de Paranaguá, no Paraná, onde realizaria a descarga da carga de malte.

“Apenas a operação de atracação e desatracação da embarcação é de responsabilidade da Porto do Recife S.A. Os protocolos sanitários, acompanhamento e estado de saúde dos tripulantes são de responsabilidade da Anvisa”, informou o Porto do Recife.

Do Estação Notícias / Folha de PE