terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Idosa morre após ser atingida por parte de fachada de prédio na Rua da Aurora, em Recife

Segundo informações, o edifício é um prédio antigo, mas estava com a manutenção em dia

Uma idosa de 60 anos morreu na manhã desta segunda-feira (8) após ter sido atingida por pedaços da estrutura da fachada do Edifício São Cristóvão, na Rua da Aurora, Centro do Recife. Informações preliminares dão conta de que a vítima, identificada como Célia Cesário de Barros, passava pelo local por volta das 8h50 quando pedras despencaram. 

Peritos do Instituto de Criminalística (IC) e equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local para investigar as circunstâncias da morte. Segundo o perito Severino Arruda, a vítima sofreu uma fratura no crânio e morreu na hora.

"A vítima ia caminhando normalmente na calçada quando o segmento rochoso desprendeu-se e atingiu a cabeça dela na região interparietal, que fica entre os dois ossos centrais da parte superior da cabeça, deixando um afundamento, e fraturando os dois ossos. Ela veio a óbito na hora. Mesmo que tivesse um socorrista de imediato, ela não teria a menor chance de sobreviver, pela lesão deixada", relatou o perito.

A área ficou isolada, e o corpo coberto por um lençol branco na calçada do edifício até ser levado pelo Instituto Médico Legal (IML).

A falta de manutenção do edifício é visível, e há muitas partes da estrutura faltando. "A gente vê que tem alguns apartamentos com perda de cerâmica e, às vezes, o gotejamento do ar condicionado pode se infiltrar e causar o desprendimento de segmentos", disse o perito Arruda.

Vistoria da Defesa Civil

Uma equipe da Defesa Civil do Recife esteve no local na tarde desta segunda-feira (8) para realizar uma vistoria no interior da edificação. De acordo com a gerente geral de engenharia do órgão, Elaine Hawson, foi possível perceber que o prédio não passou por manutenção na fachada recentemente. "Todas essas edificações, de três em três anos, precisam passar por um período manutenção, mas percebe-se que não foi feita manutenção da fachada. Uma equipe está fazendo a vistoria e vamos elaborar um parecer onde daremos algumas recomendações que o condomínio vai precisar seguir".

Entre as recomendações básicas que serão dadas pelo órgão estão a manutenção e a recuperação da fachada, onde foi observado um desprendimento de revestimento. Elaine ressalta que o órgão realiza vistorias sob demanda da população. "A defesa civil é demandada, então qualquer problema que as pessoas observarem podem ligar para o telefone 0800 081 3400 que vamos encaminhar uma equipe para fazer a fiscalização. É importante que as pessoas solicitem", afirmou. 

O advogado do Edifício São Cristovão, Anderson Lourenço, afirmou que o condomínio ainda não entrou em contato com os moradores do local. Segundo ele, ainda não é possível afirmar se o acidente foi causado por conta do condomínio. "Vamos analisar toda estrutura do condomínio, algo que já era feito antes do acidente. E verificar junto com as autoridades o que podemos fazer para evitar qualquer tipo de acidente", comentou.

Anderson disse que o edifício é um prédio antigo, de 40 anos, e que sofre com o efeito da maresia, mas destacou que a manutenção do local estava em dia. "Manutenção de fachada, manutenção do telhado, tudo isso acontece de forma preventiva, independente do que aconteceu". Questionado, o advogado afirmou que não foi observado nenhum desprendimento de fachada no edifício e que irá seguir as recomendações da Defesa Civil para evitar novos acidentes. Ele não soube afirmar a data em que a última manutenção do prédio foi realizada.

Do Estação Notícias / Portal NE10