quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Lany Doces Personalizados

Ano letivo de 2021 começa no dia 3 de fevereiro na Rede Estadual de Pernambuco

Através da Instrução Normativa 11/2020, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (30), o Governo de Pernambuco estabeleceu o dia 3 de fevereiro de 2021 como início do letivo. O primeiro semestre tem encerramento previsto para o dia 5 de julho, com retorno para o segundo, no dia 22 do mesmo mês. O fim das atividades está marcado para 21/12.

O documento publicado no Diário Oficial desta quarta-feira também estabelece os procedimentos de ensino e as diretrizes administrativas e pedagógicas para o próximo ano letivo, como a organização do calendário escolar, respeitando algumas datas fixadas pelo documento, a fim de garantir o mínimo de 200 dias letivos e carga horária anual prevista para os diferentes níveis e modalidades de ensino.

O ano letivo de 2021 será dividido em quatro bimestres, tendo o término do primeiro semestre letivo em 5 de julho, enquanto o segundo semestre deve terminar no dia 21 de dezembro.

Reprodução: Diario de Pernambuco

Polícia Militar salva bebê engasgada no Agreste de Pernambuco

Os PMs ajudaram a família que procurava por ajuda enquanto a recém-nascida estava engasgada 

Uma família de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, tem um motivo a mais para comemorar a vida e a chegada do novo ano. Uma recém-nascida foi salva de um engasgo com ajuda da Polícia Militar na última terça-feira (29). 

Um efetivo do 4º BPM realizava a “Operação Forte”, no bairro Boa Vista I, quando encontrou a família com a bebê engasgada em busca de ajuda. De acordo com a assessoria de imprensa da PM, a recém-nascida estava roxa e parada.

Os policiais utilizaram a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros para casos de emergência por asfixia em que é pressionado o peito. Logo em seguida, a recém-nascida começou a chorar e foi encaminhada a uma Unidade de Pronto Atendimento.

Do Estação Notícias / Portal NE10 Interior

Acompanhe tudo na Estação TV


 

Felicitações da SB Locações para clientes e amigos

Confira o calendário de janeiro das feiras do Polo de Confecções do Agreste

As feiras do Polo de Confecções do Agreste voltarão aos horários habituais a partir de segunda-feira (4). Nos meses de novembro e dezembro, elas ocorreram em dias adicionais por causa das tradicionais vendas de fim de ano.

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, em janeiro, a Feira da Sulanca vai ocorrer nas segundas-feiras, das 4h às 13h.

Já o Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, vai funcionar nas segundas e terças-feiras de janeiro. No Parque das Feiras, em Toritama, a feira voltará a ocorrer somente aos domingos, no horário das 14h até as 22h.

Reprodução: G1 Caruaru

Silvânia Bolos comemorou 10 anos de sucesso realizando atualização em sua marca

Neste mês de dezembro, a empresa Silvânia Bolos completou 10 anos de trabalho em Brejo da Madre de Deus. É uma década fazendo as comemorações se tornarem mais doces e felizes, através de um comprometimento, honestidade e serenidade que geraram bons frutos que fez com que Silvânia Bolos conquistasse o reconhecimento dos brejenses.

Nesta segunda-feira, Silvânia Bolos comemorou essa grande marca realizando uma atualização em sua marca. Amigos e clientes realizaram um “drive-in”, na residência de Silvânia, para conhecer as novidades. A trajetória hoje resulta nesta que você pode conferir a seguir: 

Primeiramente agradecemos a Deus por ter completado esses 10 anos, agradecemos a todos que fazem parte da nossa equipe e a você cliente.

Obrigada a todos que se fizeram presente aqui.

Nosso muito obrigada, vamos continuar juntos em 2021 e muitos outros anos”, comentou Silvânia Bolos.

Do Estação Notícias

Felicitações de Janielle Matos engenheira ambiental


Homem é procurado suspeito de matar filha com tiro na cabeça

Crime teria sido motivado pela disputa por um terreno na zona rural do município de Boqueirão

Uma mulher de 36 anos foi morta com um tiro na cabeça, na noite dessa terça-feira (29), em Boqueirão, interior da Paraíba. O principal suspeito do crime é o pai da vítima.

Segundo noticiou a TV Correio, com base em informações da Polícia Civil, o crime teria sido motivado pela disputa por um terreno na zona rural do município. O suspeito havia chegado do Rio de Janeiro há cerca de dois meses e, desde então, reivindicava a posse da propriedade.

Nessa terça, o suspeito e a filha, identificada como Adanilza Araújo Vieira, tiveram um novo desentendimento. O homem então teria atirado na vítima com uma espingarda de fabricação caseira. Ele fugiu em seguida.

A polícia realiza rondas na região para tentar localizar o suspeito.

Do Estação Notícias / Portal Correio

Através de obra realizada em Brejo da Madre de Deus, arquiteto conquista 1º lugar em concurso de Pernambuco

O arquiteto e urbanista Edmilson de Sousa Filho conquistou o 1º lugar no Concurso de Ideias Patrimônio Cultural – Edição Especial Pernambuco 2020 – promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE). O profissional premiado contou com a assistência da irmã, a também arquiteta Clécia Sousa, com quem tem o Escritório de Arquitetura & Ambientes, em Caruaru.

Edmilson, que também é jornalista, venceu na modalidade profissional, categoria intervenção em obras com preexistência patrimonial vinculada a uma obra já executada ou em execução. Como responsável técnico, ele teve a missão de transformar uma ruína arquitetônica no centro histórico do município do Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, em um equipamento cultural para a comunidade.

O edifício funcionou como sede da Escola de Música São José, bem como um clube social, da década de 1930 a 1990 O largo da Praça Pedro Guenes servia também para as exibições musicais e demais eventos. Ainda na década de 1990 o poder municipal concedeu a uma instituição bancária o direito de construir em cima da praça, que teve cerca de 1/2 de sua área ocupada.

Deste modo, já após os anos 2010, o Ministério Público contactou a prefeitura para que fosse feito um Termo de Ajustamento de Conduta a fim de a instituição bancária conceder uma compensação ambiental.

Feito isso, o município recebeu parte dos recursos necessários para a elaboração do projeto, realizado entre 2017 e 2020, bem como execução da obra, iniciada há 90 dias. “Foi realizada uma pesquisa documental, bem como entrevistas com moradores antigos a fim de se obter material suficiente para o resgate histórico do edifício e assim a realização de um projeto que levou em consideração as preexistências culturais e materiais”, explicou o arquiteto.

A fachada original mostra frontões que demarcavam a forma do telhado. Os tijolos maciços aparentes faziam o edifício se destacar entre o casario tradicional. A fachada passou por alterações ao longo dos anos, tendo seus frontões camuflados por uma platibanda. Também foi adicionado reboco e um jardim escalonado onde antes havia um talude seguindo o aclive do terreno.

O projeto propôs o resgate de traços originais do edifício bem como a adição de elementos contemporâneos. Os frontões foram reinterpretados em conjunto com o telhado que serve também de marquise para proteger das intempéries os tijolos aparentes, voltados para o sul, que tornaram a destacar a imponente fachada.

Abaixo da marquise também está o pátio que conecta o exterior com o interior. A manutenção deste pátio é de fundamental importância porque possibilita a visualização das deslumbrantes paisagens natural e antrópica. As aberturas em vidro temperado também permitem a contemplação da paisagem pelo interior da escola de música.

O edifício é envolto por uma bela paisagem natural e um casario histórico que é tombado pelo Governo do Estado desde 1985. Em intervenções patrimoniais, deve-se haver uma relação de harmonia e valorização mútua entre o edifício intervido e os elementos circundantes.

A coberta em estrutura metálica e isotelha colonial deixa o conjunto leve ao mesmo tempo que serve de isolante térmico e acústico. Foi implementada uma clarabóia a fim de proporcionar a exaustão de ar e iluminação natural indireta. Uma plataforma elevatória também foi adicionada, permitindo acessibilidade.

“O Salão principal contém palco e telhado termoacústico. Também dá acesso a salas de aula e um café”, comentou Edmilson. A clarabóia tem faces norte e sul, recebendo iluminação indireta e permitindo a exaustão do ar por meio do sistema ‘boca de lobo’, o mais adequado para a situação. O conjunto de soluções permite economia de energia, fator importante em qualquer edificação.

A sala de aula foi contemplada com um jardim interno, permitindo um ambiente arejado e agradável, proporcionando o bem-estar dos alunos e estimulando a criatividade, já que se trata de uma escola de música em que a inspiração é fundamental.

Do Estação Notícias / Jaciara Fernandes

Devocional Diário

"Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." Tiago 4:6

Pensamento: O arrogante gosta de pisar nos mais simples, gosta de escarnecer e humilhar os outros, mas ele se esquece de que Deus resiste aos soberbos. Esse tipo de pessoa, nunca chega a lugar algum, pois o que humilha, um dia será humilhado. "Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria". (Provérbios 11:2)

Oração: Senhor Deus, cada dia está mais difícil de encontrar pessoas humildes. Que eu não venha me conformar com este mundo, mas, faz de mim uma pessoa humilde, buscando como exemplo o caráter de Cristo. Perdoa pelas vezes que fui arrogante e soberbo. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus, Dr. Edson, será o secretário de Saúde de Gravatá

Frailan Mota também fará parte da pasta e será o secretário executivo de saúde

O ex-prefeito e atual secretário municipal de Saúde de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, Dr. Edson de Sousa, será o Secretário de Saúde da cidade de Gravatá, Dr. Edson foi convidado pelo prefeito eleito Padre Joselito Gomes (PSB) e aceitou o convite para comandar a pasta. Frailan Mota que durante a gestão de Hilário Paulo foi assessor especial na secretaria de saúde, também fará parte da pasta e será o secretário executivo de saúde na cidade de Gravatá.

Entre os anos de 1989/1992, 1997/2000 e 2017/2020, Dr. Edson foi secretário de Saúde de Brejo da Madre de Deus. Já nos anos de 1993/1996, e de 2009 a 2016, foi prefeito da mesma cidade.

Na cidade de Gravatá, Edson já atuou como secretário de Saúde entre os anos de 2002 até 2008.

Atualmente, é presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco – COSEMS/PE, e é membro do Conselho Nacional de Residência Médica.

Do Estação Notícias

PM prende suspeito de sequestro no distrito Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe

Policiais militares prenderam um homem suspeito de sequestrar um homem, no início da tarde desta terça-feira (29), no distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a ação criminosa ocorreu mais precisamente na PE-160, onde dois suspeitos teriam abordado a vítima.

“Estávamos realizando as buscas e nos deparamos com um homem pedindo socorro. De acordo com o refém, dois sequestradores teriam o abordado na estrada e iniciado o sequestro, mas logo depois teriam desistido e empreendido fuga com o veículo que estava em posse da vítima”, disse o comandante do 24°BPM, major Roque, que esteve comandando as buscas. 

PRISÃO

Ainda sobre o sequestro no Agreste de Pernambuco, um dos suspeitos foi preso, no decorrer da tarde, no município de Jataúba, na mesma região. Com ele, a Polícia Militar apreendeu uma pistola ponto 40. 

Reprodução: NE10 Interior

GPA Relocell é referência no concerto e venda de smartphones em Brejo da Madre de Deus

 

Na GPA Relocell, você encontra todos os tipos de smartphones, das mais variadas marcas e modelos, com os melhores preços em Brejo da Madre de Deus e região.

Além da venda de smartphones e acessórios em geral para o seu aparelho, a GPA Relocell realiza assistência técnica especializada, em todos os modelos de celulares.

Visite a nossa loja em Brejo da Madre de Deus (próximo ao antigo Mercado de Farinha) ou entre em contato pelo número (81) 9 9850-0910 ou (81) 9 9989-4404

GPA Relocell - a mais de 10 anos é referência no concerto e venda de smartphones em Brejo da Madre de Deus. Organização de Paulinho e Guilherme.

Felicitações da arquiteta e urbanista Sabrina Oliveira