terça-feira, 22 de setembro de 2020

Brejo da Madre de Deus confirmou 02 novos casos de covid-19 e 01 pessoa foi curada


Boletim Epidemiológico – 22 de setembro de 2020

A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus através da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados 02 novos casos de Covid-19. 

Ainda sobre os números de hoje, 01 paciente teve a cura confirmada e 04 casos suspeitos foram descartados. 

O município registrou até agora 885 casos; 23 encontram-se em quarentena domiciliar, 04 internados; 23 pacientes vieram a óbito; 826 pacientes já receberam alta após a cura clínica; 1272 suspeitas foram descartadas; 45 casos suspeitos ainda estão em investigação.

Os casos confirmados dessa terça-feira (22), em Brejo da Madre de Deus são:

Caso 1: Mulher, Sede

Caso 2: Homem, Barra de Farias

Confira as localidades afetadas pelo Coronavírus em Brejo da Madre de Deus:

352 - São Domingos (Distrito)

285 - Brejo Sede (cidade)

76 - Fazenda Nova (Distrito)

39 - Barra de Farias (Distrito)

24 - Cavalo Ruço (Sítio)

13 - Fazenda Velha (Sítio)

10 - Cachoeira de Mandaçaia (Sítio)

12 - Caldeirão (Sítio)

8 - Açudinho (Sítio)

6 - Mandaçaia (Distrito)

6 - Tambor (Sítio)

6 - Estrago (Sítio)

5 - Arara (Sítio)

5 - Tabocas (Sítio)

5 - Lagoa dos Mandantes (Sítio)

4 - Cacimba de Pedro (Sítio)

3 - Quatis (Sítio)

3 - Olho D’Agua (Sítio)

2 - Catolé (Sítio)

2 - Pedra Grande (Sítio)

2 - Juá (Sítio)

2 - Brejinho (Sítio)

2 – Baixinha (Sítio)

1 - Logradouro (Sítio)

1 - Baraúnas (Sítio)

1 - Conceição (Sítio)

1 - Garrote (Sítio)

1 - Jaracatiá (Sítio)

1 - Macaco (Sítio)

1 - Oitis (Sítio)

1 - Paridas (Sítio)

1 - Poços (Sítio)

1 - Serra Rasa (Sítio)

1 - Urubu (Sítio)

1 - Teixeira (Sítio)

1 – Amaro (Sítio)

Do Estação Notícias


Ministério Público recomenda proibição de fogos de artifícios em eventos políticos de Santa Cruz do Capibaribe

Aconteceu na tarde desta terça-feira (22) uma reunião no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), entre o Ministério Público Eleitoral (MPE) e Ministério Público Criminal (MPC) com os pré-candidatos a prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe, e seus representantes jurídicos. 

O encontro teve como objetivo orientar aos pré-candidatos que evitem aglomerações com mais de 100 pessoas. Outro ponto determinado durante a reunião, foi em relação a proibição de fogos de artifícios durante a pré-campanha e campanha eleitoral do município, como relata o promotor Dr. Iron Miranda.

“Os fogos de artifícios têm causados danos terríveis, e que evitemos a utilização deles, pois de fato não traz benefício algum, até porque a campanha é dar ciência as propostas políticas dos candidatos, e o que representa os fogos de artifícios senão a perturbação de todos que estão nas proximidades da área em que são deflagrados” – completou Dr. Iron Miranda. 

O promotor Dr. Lúcio Malta, falou sobre a forma que está sendo analisada a questão da divisão da cidade, caso haja eventos das três candidaturas nos mesmos dia e horário. 

“Solicitei que seja feita uma divisão de quadrante, e que cada assessoria se reúna e traga ao Ministério as datas, para que cada agremiação partidária determine um espaço e que tenha acesso de maneira única, para que não haja nenhum tipo de conflito” – disse o Dr. Lúcio Malta. 

Do Estação Notícias / Ney Lima


Rui Medeiros aceita convite de Roberto Asfora para disputar a eleição pelo grupo Jacaré

Ele será o substituto do vereador Val Lima

O candidato a prefeito Roberto Asfora (PL) agiu rápido e tratou de arrumar um substituto para a vaga do vereador Val Lima de Mandaçaia, que desistiu de disputar a reeleição.

Rui Medeiros foi convidado por Asfora para reforçar o grupo Jacaré que tem a missão de reconduzir o “Amarelinho de Ouro” ao comando do executivo municipal.

Ao Estação Notícias Asfora explicou os motivos pelos quais convidou Rui Madeiros para reforçar o seu grupo.

“Rui é um profissional inteligente, guerreiro, disciplinado, honesto e muito trabalhador e já prestou serviços ao município na área de segurança publica, inclusive, reduzindo o índice de violência no distrito São Domingos em também fez um excelente trabalho de recuperação de estradas em minha gestão. Por isso o escolhi para está junto com o grupo Jacaré disputando uma vaga na câmara de vereadores”, disse Roberto Asfora.

É importante salientar que na política Rui Medeiros tem bastante experiência, pois já foi vereador em Santa Cruz do Capibaribe, inclusive chegando a ser presidente da câmara de vereadores da Capital da Moda.

Do Estação Notícias

Como aplicar exercício pré e pós cirurgia bariátrica?

Todos nos sabemos da importância do exercício físico para pessoas obesas como forma de tratamento a essa doença né verdade?

Apesar de reconhecer que o exercício físico é um componente importante em um programa de redução de gordura corporal (emagrecimento) existe no momento consensos de profissionais de saúde e exercício físico que atuam diretamente com a população obesa e essa classe de profissionais observou alguns pontos a ser aplicados.

Pacientes com obesidade severa tem baixa capacidade funcional (capacidade de se movimentar) devido a diminuição de mobilidade articular que envolve o excesso de peso, essa consequência reduz a autonomia funcional (capacidade de se movimentar como: abaixar, caminhar, etc).

A sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (American Society for Metabolic and Bariatric Surgery - ASMB) recomenda para pré operatório exercícios leves (incluindo treino de força e cardio respiratório) uma média de 20min ao dia, entre 3-4 sessões semanais em um período de 12 semanas, essas recomendações são para obesos antes da cirurgia para melhorar aptidão cardio respiratória, melhorar a cicatrização, reduzir níveis de inflamação (ocitocina inflamatoria) reduzir riscos de complicações cirúrgica e melhorar a recuperação pós cirúrgica, entre outros.

Já a prescrição de treino pós cirurgia bariátrica deve acontecer após a liberação da equipe médica por volta de 60 a 90 dias, deve conter inicialmente exercícios de força (principalmente musculação) entre 2 e 4 sessões semanais, o planejamento se treino não deve ser volumoso e nem de alta intensidade principalmente se o objetivo for intensificar o emagrecimento pois a cirurgia bariátrica por si só se encarrega de reduz peso corporal. Os exercícios de força pós cirurgia entra para reduzir a flacidez tanto da pele quanto muscular, aumentar ou frear a perca de massa magra (comum nesse estágio), melhorar a funcionalidade de movimento e autonomia, mobilidade articular, aumentar a taxa metabólica basal entre muitos outros benefícios.

A boa orientação faz a diferença!

Se gostou curta, comenta, compartilha e salva. Forte abraço.

Do Estação Notícias

Aulas presenciais para o Ensino Médio estão liberadas em Pernambuco

Para retornar às atividades presenciais, as escolas terão de seguir as normas estabelecidas no protocolo setorial da Educação

Durante coletiva de imprensa realizada, na tarde desta segunda-feira (21), no Recife, o Governo do Estado confirmou a retomada das aulas presenciais para o Ensino Médio. Para tal autorização, o governo, através da Secretaria Estadual de Saúde, avaliou o processo de reabertura de unidades de ensino de vários países, cujo os resultados foram considerados satisfatórios.

"Esta decisão foi tomada depois de análise dos números da pandemia no Estado e das experiências de alguns países, que já retomaram suas aulas durante este período e apresentaram bons resultados. Mas, é importante reforçar que este retorno neste momento é apenas para o Ensino Médio e acontece em caráter opcional, ficando a critério dos pais ou responsáveis decidirem se os estudantes voltam ou não para as aulas presenciais neste momento", observou o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio.

Conforme autorização do Governo do Estado, nesta etapa inicial de retomada das aulas presenciais para o Ensino Médio, se encontram aptas a retornar as atividades, a partir do próximo dia 6 de outubro, as turmas do 3º ano. Já no dia 13 de outubro estão autorizadas a ter aulas presenciais, as turmas do 2º ano enquanto no dia 20, as das turmas do 1º ano.

Normas

Para retornar às atividades presenciais, as escolas terão de seguir as normas estabelecidas no protocolo setorial da Educação, do Governo do Estado, respeitando as orientações sobre distanciamento social, as medidas de proteção e prevenção, bem como as de monitoramento e orientações. O retorno dos alunos é opcional e no caso dos menores de idade, a decisão será dos pais ou responsáveis no que diz respeito ao período de retorno.

Do Estação Notícias / NE10 Interior

DEVOCIONAL DIÁRIO

"Mas ele lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram: Não temos senão cinco pães e dois peixes, salvo se nós próprios formos comprar comida para todo este povo." Lucas 9:13

Pensamento: Este versículo fala do milagre mais conhecido de Jesus, o da multiplicação de pães e peixes. Interessante a maneira como Jesus fala a seus discípulos para servir a multidão, mesmo sabendo que não teriam comida para todos. Mas nessa hora Jesus queria nos ensinar que ao colocarmos diante dEle nossos recursos Ele é capaz de fazer um milagre. Por isso diante de um desafio, devemos fazer tudo aquilo que está ao nosso alcance, reconhecer nossa limitação e confessar ao Senhor que dependemos de Sua graça, para que então Ele mova o sobrenatural e o milagre aconteça.

Oração: Pai querido, obrigado porque o Senhor é um Deus de milagres, e em meio aos milagres Sua glória se manifesta. Quero apresentar meus recursos ao Senhor, e crer na multiplicação. Amém.