segunda-feira, 8 de junho de 2020

Mais 10 casos de coronavirus em Brejo da Madre de Deus; agora subiu para 188 casos registrados

Uma criança de 5 anos do distrito Barra de Farias testou positivo

Após um final de semana com uma redução consideravelmente grande na quantidade de casos confirmados de Covid-19 em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, os casos voltaram a crescer bastante no município.

Nesta segunda-feira (08), testes foram realizados e a Secretaria de Saúde do município confirmou mais 10 casos de coronavirus. Com isso, Brejo chega a 188 infectados pela doença ao total, com 76 curados e 05 óbitos.

Os novos casos de Covid-19 em Brejo são:

Caso 1: Mulher, 24 anos, Brejo Sede
Caso 2: Mulher, 26 anos, Brejo Sede
Caso 3: Mulher, 45 anos, Brejo Sede
Caso 4: Mulher, 51 anos, Brejo Sede
Caso 5: Sexo F, 24 anos, Brejo Sede
Caso 6: Criança, 05 anos, Barra do Farias
Caso 7: Mulher, 56 anos, Barra do Farias
Caso 8: Homem, 51 anos, Barra do Farias
Caso 9: Homem, 20 anos, Barra do Farias
Caso 10: Homem, 27 anos, Barra do Farias
Ficaram assim as localidades afetadas pelo coronavírus em Brejo da Madre de Deus:

70 - Brejo Sede (cidade)
28 - Fazenda Nova (Distrito)
28 - Barra de Farias (Distrito)
22 - Cavalo Ruço (Sítio)
17 - São Domingos (Distrito)
12 - Sítio Fazenda Velha (Sítio)
2 - Catolé (Sítio)
2 - Cacimba de Pedro (Sítio)
1 – Tabocas (Sítio)
1 - Serra Rasa (Sítio)
1 - Quatis (Sítio)
1 - Açudinho (Sítio)
1 - Oitis (Sítio)
1 - Pedra Grande (Sítio)
1 - Jaracatiá

Do Estação Notícias

Jataúba: 05 novos casos da Covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas

Boletim Diário Epidemiológico

A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa nesta segunda-feira (08/06), que nas últimas 24 horas, foram confirmados 05 novos casos da Covid-19 no município, tratam-se de 04 mulheres (16, 26, 32 e 45 anos de idade) e 01 homem (81 anos de idade) 04 casos foram descartados.

Com a atualização, o município tem atualmente 52 pacientes com a covid-19; Destes, 48 pacientes estão em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar, 02 pacientes internados em hospital de referência (fora do município) e 02 pacientes internados nos leitos de retaguarda (anexo do hospital municipal).

O Município confirmou até hoje, 89 casos da doença, com 33 recuperados e 04 óbitos; 02 casos suspeitos estão em investigação.

Em relação às Síndromes Gripais, 12 pessoas encontram-se em monitoramento, outras 06 pessoas concluíram no dia de hoje o monitoramento e agora são 53 pessoas recuperadas das síndromes gripais.

Do Estação Notícias / Assessoria

Josevaldo Lopes assume interinamente prefeitura do Brejo da Madre de Deus

Ações Populares tentaram impedir a posse, mas o promotor foi categórico: “Se vocês vereadores decidirem diferente, eu vou fazer uma ação agora, pois a prefeitura está sem comando”.

Brejo da Madre de Deus teve mais um capítulo histórico na política do município. O prefeito Hilário Paulo continua na UTI do Hospital Unimed, em Caruaru, sem previsão de deixar o hospital, por este motivo, o vice-prefeito Josevaldo Lopes assumiu interinamente a prefeitura.

Em reunião extraordinária da Câmara de Vereadores, realizada na por videoconferência, manhã desta segunda-feira (08), estava marcado para o vice-prefeito assinar o termo de posse, mas no momento da reunião a Câmara de Vereadores foi informada de que deram entrada na casa, duas Ações Populares, pedido que não fosse empossado o vice-prefeito Josevaldo.
Ação Popular pedido que o vice-prefeito não assumisse o cargo interinamente

Como entrou em cena o jogo político, para tentar impedir que o vice-prefeito assumisse interinamente a prefeitura, o Vereador Jobson Barros entrou em contato com o Promotor de Justiça, Dr. Antônio Rollemberg, informou o ocorrido e solicitou a entrada do promotor, para dar sua opinião sobre o caso.
O promotor de Justiça participou da reunião por videoconferência

“Vamos passar esta página. Se vocês decidirem diferente, o Judiciário vai dar posse a ele, e a câmara vai deixar de ter feito uma missão constitucional dela. Se vocês decidirem diferente, eu vou fazer uma ação agora, pois a prefeitura está sem comando e já tem pagamentos de servidores atrasados”, disse o promotor.

Após Dr. Antônio Rollemberg explicar a real situação, os vereadores finalizaram a reunião e seguiram para a prefeitura para Josevaldo Lopes assinar o termo de posse.
O prefeito interino afirmou que vai dar continuidade aos trabalhos para o Brejo não parar.

"Este é um momento muito delicado, quando o prefeito voltar ele vai assumir o lugar dele, enquanto não, eu vou dar continuidade a máquina pública. Isso aqui é uma empresa, e uma empresa grande e não pode ficar sem representante, temos as questões de pagamento e um grande inimigo invisível que é o coronavírus e não podemos cruzar os braços, temos que trabalhar para dar qualidade de vida aos brejenses”, afirmou o prefeito interino Josevaldo Lopes.
Termo de Transmissão de Cargo assinado na ultima sexta-feira (5)

Do Estação Notícias

8ª Reunião Ordinária do 2° Período da Câmara de Vereadores de Brejo da Madre de Deus

Registrados 35 homicídios no fim de semana em Pernambuco

No mês de junho são 72 homicídios no Estado e de janeiro até agora 1.747 crimes

Trinta e cinco pessoas foram assassinadas no fim de semana em Pernambuco. No Cabo de Santo Agostinho, uma mulher foi executada a tiros dentro de um bar. No mês de junho são 72 homicídios no Estado e de janeiro até agora 1.747 crimes.

Em Caruaru, um homem que foi espancado por populares no bairro José Carlos de Oliveira morreu no Hospital Regional do Agreste (HRA). Luciano Egídio Menino, 49 anos, estava internado há vários dias. Ele morava no Loteamento João Barreto. “Chacal”, como era conhecido, tinha sido preso várias vezes por furto. A morte dele entra para a estatística da violência em Caruaru. Em junho são 2 homicídios e de janeiro até agora 63 assassinatos.

Em Agrestina, o dono de um ferro velho foi raptado e assassinado no Sítio Sapucaia de Baixo. O corpo de Everton Dorgival Silva, 35 anos, foi localizado dentro do colégio Santa Quitéria. Ele foi morto com um tiro de uma arma de grosso calibre.

Aconteceram homicídios no fim de semana também em São Caetano, Águas Belas, Altinho, Calçado, dois em Bonito e dois em Santa Cruz do Capibaribe.

Do Estação Notícias / Central de Jornalismo Liberdade

SINDIBREJO segue em busca dos direitos dos servidores que estão na linha de frente em combate ao Covid-19

A secretaria de saúde selecionou apenas servidores de algumas áreas de combate a pandemia para o pagamento no grau máximo, deixando de fora da gratificação vários servidores que estão na linha de frente

Na última semana o SINDIBREJO, protocolou ofício solicitando o pagamento de insalubridade no grau máximo (40%), aos servidores que estão na linha de frente em combate ao Covid-19.

A solicitação foi acatada em partes pela prefeitura deixando de fora da gratificação servidores que estão na linha de frente, os servidores lotados na Upa Mestre Camarão, dos maqueiros, recepcionistas, passando pelo pessoal da enfermagem, indo desaguar na lavanderia, na cozinha, todos, sem exceção, que enfrentam, em primeiro plano, o contato direto com pacientes suspeitos ou acometidos com a Covid-19, vez que, a unidade de atendimento funciona como uma espécie de órgão de triagem, de primeiros socorros.

Além disso, os servidores dos PSF’s, os agentes comunitários de saúde, os servidores que estão nas barreiras sanitárias, todos correm o risco permanente contra esse inimigo desconhecido, invisível, letal.

Mais ainda, os servidores lotados na limpeza pública, sujeitos ao manuseio de todo tipo de detrito, desde máscaras até lixo hospitalar, são pessoas potencialmente sujeitas ao contágio, não podendo, sob hipótese alguma, serem esquecidos diante do perigo a que estão expostos.

Por isso o SINDIBREJO renova a sua solicitação anterior, para que seja revisto o que colocamos e seja incluso com o adicional de insalubridade no grau máximo 40%(quarenta por cento), todo o pessoal lotado na Upa Mestre Camarão e nos PSFs, os agentes comunitários de saúde, o pessoal que trabalha nas barreiras sanitárias e os servidores da limpeza pública.

Em contato com a assessoria da secretaria municipal de saúde, foi relatado que não tem viabilidade financeira para contemplar a todos.

Mesmo assim o SINDIBREJO seguirá em busca de todas as alternativas possíveis para assegurar o direito de todos.

Do Estação Notícias / Assessoria

ESPERE NO SENHOR


Esperar é mais facilmente dito do que feito. Esperar não é algo fácil para mim. Toda minha vida estive com pressa. Pedale mais rápido, dirija mais rápido. Eu andava com o relógio na parte interna do meu braço para não perder os milissegundos em virar o punho.

Não sei se teria conseguido obedecer ao mandamento antigo de Deus de guardar o santo Sábado. Deixar a vida desacelerar tanto por vinte e quatro horas. O Sábado foi criado para almas frenéticas como eu, pessoas que precisam dessa lembrança semanal: o mundo não vai parar só porque você para. Isaías 40:31 promete: “aqueles que esperam no SENHOR renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.”

Espere no Senhor: Ele trará descanso à sua alma.

Devocional Diário – Max Lucado