domingo, 31 de maio de 2020

Boletim Epidemiológico do Brejo da Madre de Deus, continua sem novos casos de Covid-19, neste domingo 31 de maio


Governo de Pernambuco divulga novas regras de quarentena para todo o Estado

Decreto suspende quarentena rigorosa nas cinco cidades da RMR e mantém obrigatoriedades como uso de máscaras, fechamento de escolas e espaços públicos. Atividades essenciais permanecem autorizadas a funcionar

O governador Paulo Câmara assinou, neste domingo (31), o decreto nº 49.055/20, que sistematiza as regras de enfrentamento ao novo coronavírus após o término do período de quarentena rigorosa nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A partir desta segunda-feira (01), em todo o território pernambucano, fica suspenso o rodízio de veículos de acordo com as placas (pares e ímpares), mas permanece obrigatório o uso de máscaras para quem precisar sair de casa. Também continua vedado o acesso às faixas de praia, calçadões e parques públicos, bem como o funcionamento de shoppings, lojas e prestadores de serviço que não se enquadrem como atividades essenciais.

As aulas presenciais nas redes pública e privada continuam suspensas até 30 de junho. Permanece proibida a realização de eventos de qualquer natureza com público, assim como a concentração de mais de dez pessoas no mesmo ambiente. O novo decreto estabelece que a retomada do funcionamento das atividades econômicas, suspensas durante o enfrentamento à pandemia, será realizada de forma setorial e gradual, considerando-se os riscos à saúde e a relevância socioeconômica de cada atividade, conforme o Plano de Convivência com a Covid-19 aprovado pelo Governo do Estado, que será apresentado nesta segunda-feira.

O novo decreto consolida as determinações contidas em decretos anteriores, e revoga parte deles, além de trazer a lista atualizada das atividades consideradas essenciais. Podem continuar a funcionar supermercados (inclusive os localizados em shoppings, desde que com acesso independente), padarias, farmácias, bancos (inclusive as agências da Caixa Econômica Federal localizadas em shoppings, para atendimento exclusivo de beneficiários do auxílio emergencial) e casas lotéricas.

Os shoppings continuam com lojas fechadas, exceto para entregas em domicílio. Permanece suspenso o atendimento ao público em restaurantes, lanchonetes, bares e similares, sendo permitido apenas o funcionamento para entrega em domicílio e como pontos de coleta. A regra exclui os restaurantes para caminhoneiros, desde que não haja aglomeração. Também permanece suspenso o funcionamento de salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e similares, academias de ginástica, clubes sociais, cinemas, teatros e a realização de jogos e partidas de futebol.

Por último, o decreto determina que pessoas que tenham ou tiverem contato com pacientes diagnosticados com Covid-19 devem cumprir quarentena domiciliar de 14 dias, independentemente do aparecimento de sintomas, mantendo a rotina de trabalho remoto sempre que possível.

Do Estação Notícias / Assessoria / Imagem: Arquivo

Comissário da Polícia Civil é executado com disparos de fuzil no Agreste de Pernambuco

Durante a tarde deste sábado (30), um comissário da Polícia Civil foi executado através de disparos de fuzil por pelo menos três elementos encapuzados, em Surubim, Agreste de Pernambuco.

O crime de morte foi registrado por uma das câmeras do circuito interno de monitoramento de um estabelecimento comercial. As imagens mostram que a vítima conhecida como Comissário Rogério, que trabalhava na cidade de Casinhas-PE, estava parado em uma esquina no Trevo da PE-90, quando foi alvejado pelas costas pelos bandidos que chegaram em uma picape Fiat Toro de cor escura.
A equipe do IC – Instituto de Criminalística – de Nazaré da Mata esteve fazendo o levantamento cadavérico juntamente com os policiais da Divisão Especial de Apuração de Homicídios (DEAH) de Limoeiro. O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Do Estação Notícias / Agreste Notícia