quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

A boa orientação faz a diferença!

A ciência do exercício físico não para, e por sua vez tentando investigar e evidenciar quais os efeitos da vitamina D para praticantes de exercício físico.

Na Grécia antiga Heródoto recomendava banho de sol para a cura de “músculos frágeis"  já em 1952 Dr. Spellerberg médico e fisiologista esportivo pesquisou um estudo extenso envolvendo os efeitos da irradiação de raios UV no desempenho de atletas de elite, o resultado final do estudo mostrou que os raios UV tinha efeito positivo no desempenho das capacidades física dos atletas e habilidades motoras.

Com isso muitos estudos vem sendo conduzido e evidenciando que a vitamina D tem efeito benéfico na massa magra e no desempenho físico. Outros estudos perceberam melhorias na velocidade e resistência em indivíduos tratados com raio UV ou suplementação de vitamina D. Foi comprovada que a deficiência da vitamina D está associada a perca de massa muscular (sarcopenia) com isso redução da capacidade física e aumento do risco de quedas e fraturas em idosos. Outra evidência importante é os efeitos da suplementação dessa vitamina no fluxo normal de cálcio e outros minerais auxiliando o anabolismo das proteínas. Vale lembrar que qualquer suplementação de vitamina D deve ser prescrita pelo profissional competente (médico ou nutricionista).

Do Estação Notícias