segunda-feira, 8 de junho de 2020

SINDIBREJO segue em busca dos direitos dos servidores que estão na linha de frente em combate ao Covid-19

A secretaria de saúde selecionou apenas servidores de algumas áreas de combate a pandemia para o pagamento no grau máximo, deixando de fora da gratificação vários servidores que estão na linha de frente

Na última semana o SINDIBREJO, protocolou ofício solicitando o pagamento de insalubridade no grau máximo (40%), aos servidores que estão na linha de frente em combate ao Covid-19.

A solicitação foi acatada em partes pela prefeitura deixando de fora da gratificação servidores que estão na linha de frente, os servidores lotados na Upa Mestre Camarão, dos maqueiros, recepcionistas, passando pelo pessoal da enfermagem, indo desaguar na lavanderia, na cozinha, todos, sem exceção, que enfrentam, em primeiro plano, o contato direto com pacientes suspeitos ou acometidos com a Covid-19, vez que, a unidade de atendimento funciona como uma espécie de órgão de triagem, de primeiros socorros.

Além disso, os servidores dos PSF’s, os agentes comunitários de saúde, os servidores que estão nas barreiras sanitárias, todos correm o risco permanente contra esse inimigo desconhecido, invisível, letal.

Mais ainda, os servidores lotados na limpeza pública, sujeitos ao manuseio de todo tipo de detrito, desde máscaras até lixo hospitalar, são pessoas potencialmente sujeitas ao contágio, não podendo, sob hipótese alguma, serem esquecidos diante do perigo a que estão expostos.

Por isso o SINDIBREJO renova a sua solicitação anterior, para que seja revisto o que colocamos e seja incluso com o adicional de insalubridade no grau máximo 40%(quarenta por cento), todo o pessoal lotado na Upa Mestre Camarão e nos PSFs, os agentes comunitários de saúde, o pessoal que trabalha nas barreiras sanitárias e os servidores da limpeza pública.

Em contato com a assessoria da secretaria municipal de saúde, foi relatado que não tem viabilidade financeira para contemplar a todos.

Mesmo assim o SINDIBREJO seguirá em busca de todas as alternativas possíveis para assegurar o direito de todos.

Do Estação Notícias / Assessoria