terça-feira, 1 de agosto de 2017

Chuva no Agreste não altera quadro de colapso da Barragem de Jucazinho

Manancial só voltará a acumular água se ocorrer grande concentração pluviométrica na bacia do Capibaribe

A região de influência da Barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, no Agreste, não recebeu chuvas suficientes para alterar o quadro do maior reservatório para abastecimento humano operado em Pernambuco, que continua seca. A barragem está situada na região que possui o pior balanço hídrico do Brasil e não resistiu à estiagem extrema por sete anos consecutivos, entrando em colapso em setembro do ano passado.

Ao contrário de outras barragens do Agreste, Jucazinho ainda não conseguiu se recuperar e atravessa o pior cenário desde a sua inauguração, em 2000. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima - Apac, no estado de Pernambuco ocorre uma má distribuição espacial das chuvas, ou seja, há regiões que há grande concentração pluviométrica e, em outras não chove quase nada.

Ainda de acordo com a Apac, agora em agosto as chuvas começam a ficar mais fracas no Agreste e terão uma duração mais curta, de poucos minutos.

"Na região da barragem é esperado que chova em torno de 80 milímetros, mas como este volume de precipitação geralmente não é concentrado, não deve contribuir significativamente para acumular água em Jucazinho. A partir de setembro, o volume de chuvas cai drasticamente, a média mensal histórica de precipitação é em torno de 25 a 30 milímetros de chuvas", explica o meteorologista da Apac, Roberto Carlos Pereira.
A última vez que a Barragem de Jucazinho sangrou foi em setembro de 2011. De acordo ainda com a Apac, para reverter essa situação, seria preciso ocorrer fortes chuvas nos municípios da bacia do Rio Capibaribe - como Jataúba, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho e Riacho das Almas - chuvas tão intensas (e concentradas em um ou poucos dias) como as registradas em julho deste ano, na Zona da Mata Sul.

A solução encontrada pelo Governo do estado e Compesa para regularizar o abastecimento de água nas 68 cidades da região foi a Adutora do Agreste, a maior obra estruturadora em Pernambuco para receber as águas da Transposição do Rio São Francisco. Mas para antecipar o uso das tubulações já assentadas da adutora, outras obras foram pensadas para garantir a sustentabilidade hídrica da região: a Adutora do Moxotó, Poços de Tupanatinga, Adutora do Alto Capibaribe e a Adutora de Serro Azul, essas duas últimas ainda não foram iniciadas. "Infelizmente não choveu na região da Barragem de Jucazinho como a gente esperava, por isso, a companhia está desenvolvendo projetos estruturadores para atender a região Agreste. Um deles é o Sistema Siriji que já entrou em operação e está abastecendo João Alfredo, Orobó, Bom Jardim e Surubim e também as cidades do Agreste Setentrional: Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho e Vertentes", informa o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo.

Com o colapso de Jucazinho, algumas cidades atendidas por este sistema passaram a ser abastecidas por outras fontes de água, como Caruaru, Gravatá e Bezerros. Para melhorar o fornecimento de água para Caruaru e outras cidades da região, como Santa Cruz do Capibaribe, a companhia está realizando uma obra para ampliar as estações de bombeamento do Sistema do Prata/ Pirangi, que vai aumentar a capacidade de transporte de água do sistema. No caso de Toritama, essa obra vai possibilitar a retirada da população da cidade do colapso - a previsão é que Toritama volte a ser abastecida pela rede ainda no mês de agosto. Já para as cidades de Riacho das Almas, Cumaru, Passira e Salgadinho, que estão sendo atendidas exclusivamente por carros-pipa, o retorno do abastecimento nessas cidades será viabilizado com a construção de uma unidade de bombeamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Salgado (ETA), em Caruaru, que vai possibilitar a inversão do sistema - que antes vinha de Jucazinho para Caruaru - para retornar o caminho da adutora levando água do Sistema Prata/ Pirangi para essas quatro cidades.

Do Estação Notícias / Assessoria

Com prováveis sinais de depressão, filha mata mãe a facadas em Caruaru

A população ficou perplexa com este crime

O Agreste pernambucano está chocado com um crime de morte cometido na tarde desta terça-feira (1º) no Bairro João Mota em Caruaru. De acordo com informações da Polícia Militar, Janaína Maria da Silva, 27 anos de idade matou sua mãe Maria do Carmo da Silva, 59 anos com uma facada no pescoço.

Vizinhos chamaram a polícia que ao chegar ao local encontrou a assassina abraçada com sua irmã, ambas estavam chorando muito. Ainda de acordo com a Polícia, Janaína teria dito que cometeu o crime por que sua mãe tinha ameaçado bater nela. Logo em seguida a irmã de Janaína a desmentiu e disse que a irmã matou a mãe por “loucura” mesmo.
Foi morta após receber golpe de faca peixeira no pescoço

A polícia chegou a acionar o SAMU, mas não deu tempo de realizar o socorro a dona Maria do Carmo que morreu dentro de sua casa perto da porta.

Perplexos, vizinhos confirmaram que Janaína apresentava sinais de depressão e disseram que não tinham conhecimento de que a mesma tivesse algum envolvimento com drogas.
Janaína foi presa em flagrante e foi levada para a delegacia de Homicídios da cidade. Após os procedimentos cadavéricos realizados ainda no interior da residência, o corpo de dona Maria do Carmo foi encaminhado para o IML.
Janaína dentro da viatura da polícia sendo levada para o presídio

Do Estação Notícias

Agência dos Correios do Brejo ficará fechada durante alguns dias, devido a mudança de prédio

“Risco de fechamento definitivo é remoto”, afirma o gerente

Atualmente localizada na Avenida Cleto Campelo no centro do Brejo da Madre de Deus, a Agência dos Correios vai mudar de prédio. Segundo informações repassadas ao Blog Estação Notícias, pelo gerente da agência, Vanderlei Lima, os Correios estão passando por uma grande crise em todo país e para evitar o fechamento tem que enxugar ao máximo os gastos.

Como os Correios e o proprietário do atual prédio não chegaram a um acordo, a agência terá que sair e deve ser instalada em outro local. O prazo para esvaziar o prédio é dia 29 de agosto.

“Não existe nada oficial que os Correios em Brejo da Madre de Deus vai fechar em definitivo. O que sabemos é que iremos para outro prédio, já que a cada ano que passa o déficit dos Correios cresce e temos que diminuir gastos. Por isso, devido ao valor do aluguel não será possível permanecer aqui aonde estamos e vamos ter que ir para outro prédio”, contou o gerente.

Ainda de acordo com Vanderlei, outros imóveis já estão sendo analisados e agência deve fechar durante alguns dias para a mudança de endereço.

“Já estamos analisando alguns imóveis para que a mudança dos Correios aconteça após o dia 29 deste mês, que é o prazo que ainda temos para ficarmos aqui. Já temos em vista cinco possíveis imóveis para alugarmos e vamos ter que fechar a agência dos Correios durante uma semana ou mais para fazer a mudança. Acho muito pouco provável a agência fechar em definitivo” concluiu Vanderlei.

Os serviços realizados pelos Correios em todo Brasil já anda se arrastando há muito tempo e o fechamento da agência em uma cidade pode causar grandes transtornos, já que a população ficaria sem receber suas correspondências, contas e mercadorias e também afetaria em cheio os aposentados, que todo mês recebem seus salários nas agências dos Correios, que tem parceria com o Banco do Brasil.

Ao que parece, o futuro dos Correios do Brejo da Madre de Deus ainda está garantido, porém, caso aconteça o absurdo de fechamento, será a hora da população juntamente com os comerciantes protestarem e cobrarem das autoridades, principalmente dos deputados que foram votados em nossa cidade.

Do Estação Notícias  

Som de qualidade para festas e eventos de pequeno porte é com a Estação Propaganda

Tudo em uma festa tem que ser de qualidade, principalmente o som!

No último fim de semana a Estação Propaganda esteve realizando trabalhos sonoros em festas de casamento e aniversário em Brejo da Madre de Deus. Na belíssima festa de casamento de Andrezza e Diógenes, que foi realizada na noite do sábado dia 29 de julho, na chácara Bala House, Kaik Roberto e banda agitou a galera com o som da Estação Propaganda.
Kaik com sua banda fez um show topado e abrilhantou a festa de casamento

Já no domingo (30) o pequeno Raul, filho do casal Andreza Santos e Rildo Estejam comemorou seu primeiro aninho com uma linda festa em uma quadra esportiva em nossa cidade. E nesta festa também colocamos o som com a máxima qualidade.
Raul fez 1 ano e nós fizemos o som, Genilson as fotos e Júnior o algodão doce.

Contato pelo fone: (81) 99937-9210 (TIM e WhatsApp).

Estação Propaganda - A Qualidade Fala Mais Alto.

Do Estação Notícias

Torneio de Férias foi realizado em São Domingos

No fim de semana passado aconteceu o II torneio de férias no Distrito de São Domingos em Brejo da Madre de Deus. As partidas de Futevôlei e Vôlei foram disputadas no evento que teve duração de dois dias. Estiveram competindo 58 atletas, 12 de futevôlei, 16 vôlei sub 16 e 28 atletas adultos de vôlei.

O torneio foi disputado na quadra de areia no centro do Distrito. O Prefeito Hilário prestigiou o evento ao lado do Diretor de Esportes João Batista (Dão).

“Esse incentivo que estamos dando nos esportes é de extrema importância, estamos olhando para todas as modalidades esportivas, futebol, futsal, artes marciais, atletismo, agora o vôlei como foi este final de semana aqui em São Domingos. Nossa meta é expandir para outras áreas do município e desenvolver mais categorias esportivas, para isso vamos incentivar os jovens nas escolas para que nosso município seja um celeiro olímpico, esse ano já tivemos os jogos escolares e já conversei com nossa equipe de esporte que ano que vem teremos outras modalidades nos jogos escolares, assim incentivando os nossos jovens para os esportes”, frisou o Prefeito Hilário no evento.
Classificação final do II Torneio de Férias:

Futevôlei Campeão: Berg, Alex Gago
Vice-campeão: Fagner e Paulinho 
Dupla de vôlei sub-16 Campeão: Robson e Tiago
Vice-campeão: Roni e Xavier
Terceiro Lugar: André e Ricardo 
Vôlei Quarteto Adulto Campeão: Wilson, Tiago, Ronaldo, Malysson, Diógiles.
Quarteto Adulto Vice-campeão: João, Lulinha, Rogério, Léo.

Do Estação Notícias / Assessoria


Corpo carbonizado encontrado em Vertentes é de segurança que trabalhou em São Domingos

Na manhã da segunda-feira, 31 de julho, um corpo carbonizado foi encontrado no sítio Junco em Vertentes, no Agreste do Estado de Pernambuco, área do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

De acordo com informações, a vítima, até agora identificada como sendo “Nogueira”, já trabalhou de segurança no distrito São Domingos – município de Brejo da Madre de Deus.

A motocicleta que o mesmo estava trata-se de uma Honda modelo CG de cor prata e placa KKP-7244. A Polícia Civil esteve realizando o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML) da cidade de Caruaru.
Do Estação Notícias / Agreste Notícia