quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Prazo para inscrições no Fies termina nesta sexta-feira, 10

O MEC oferta 6,5 mil novas vagas para Pernambuco no primeiro semestre

Brasília, 9/2/2017 – O prazo para os estudantes interessados em concorrer ao benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) se encerra nesta sexta-feira, 10. Para este primeiro semestre, serão ofertadas 150 mil novas vagas, sendo 6.503 novas vagas para Pernambuco.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site até às 23h59 desta sexta-feira (10). O ministro da Educação, Mendonça Filho, garantiu a continuidade do programa e a importância do financiamento estudantil. "O Fies é um programa importante e o que nós estamos fazendo é assegurar o direito dos estudantes, que terão seus financiamentos garantidos até a conclusão dos seus cursos".

O diretor de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação, Vicente Almeida Júnior, explica que essa metodologia “traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo”.

Para se candidatar, o estudante deve ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, obtido nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos e nota superior a zero na redação. O candidato também deverá comprovar renda familiar bruta de, no máximo, três salários mínimos.

O Fies é um programa do Ministério da Educação, operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação. A partir desta edição, o teto global do financiamento passará a ser de R$ 30 mil por semestre.

A contratação do benefício está condicionada aos estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No entanto, estudantes interessados em fazer um curso superior podem se inscrever antes de estar matriculados.

Do Estação Notícias Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Mais uma audiência pública foi realizada para combater a violência em Brejo da Madre de Deus

Foi realizada uma audiência pública para tratar de assuntos relacionados à segurança pública em Brejo da Madre de Deus. A audiência aconteceu na câmara de vereadores na tarde da quarta-feira (08).

Estiveram presentes vereadores, prefeito e o vice do município Hilário Paulo e Josevaldo Lopes, representantes de sindicatos e associações comandante da Polícia Militar e boa parte da população brejense.
Vários cidadãos que fizeram uso da tribuna e expressaram suas sugestões para o combate preciso e eficaz o crime que anda sempre na frente e muito bem organizado.

No final ficou houve um comprometimento por parte o prefeito Hilário em criar o Conselho Municipal de Segurança, conselho este que é uma luta da Amicro desde o final de 2014, também prometeu novas viaturas para a Guarda Civil Municipal que será colocada nas ruas para auxiliar no combate a violência.

Por parte da câmara municipal de vereadores ficou decidido que uma comissão de vereadores será formada para irem até a capital pernambucana cobrar segurança do Governador Paulo Câmara.
Do Estação Notícias

Secretaria de Agricultura começa ação de combate a Brucelose

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, iniciou nesta quarta feira dia 08 de fevereiro de 2017 uma ação de apoio aos pecuaristas do município com vacinação de brucelose nos bovinos fêmeas entre 3 e 8 meses de idade. Essa primeira ação beneficiou os criadores dos sítios umbuzeiro, São Paulo, São Pedro e Cachoeira de Mandaçaia.

A brucelose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Brucella que causa sintomas como febre alta, dor de cabeça e dores nos músculos dos indivíduos afetados.

A brucelose é transmitida de animais para humanos através da ingestão de carne contaminada mal cozida, alimentos lácteos caseiros não pasteurizados, como leite ou queijo, por exemplo, através da inalação da bactéria porque ela pode se espalhar pelo ar e pelo contato direto com secreções do animal infectado.
Do Estação Notícias

Em ação conjunta Polícia Civil e Guarda Comunitária de Jataúba prendem um ex-presidiário que fugiu da Cadeia e foi recapturado

Adrenalina pura na tarde desta terça-feira (07) no centro da cidade de Jataúba onde a Guarda Civil Comunitária (GCM) e a Polícia Civil prenderam o ex-presidiário Elton Jonathas Araújo mais conhecido por “Chapampa” que segundo informações estava roubando no centro da cidade.

Populares informaram que Chapampa teria praticado um roubo em uma residência quando a GCM foi acionada junto com o comissário de polícia Lisboa que agiram rápido em uma ação que pode ser comparada a uma cena de filme de ação onde o Chapampa percebeu a ação da Guarda e da polícia e saiu feito um gato nos telhados das casas em plena Avenida José Lopes de Siqueira no centro da cidade.
Chapampa foi pego todo arranhado quando pulou de cima de uma casa e foi levado pelos policiais. Na delegacia ele conseguiu abrir a algema e fugiu por um vão na cela, sendo recapturado em seguida.

Vejam de onde Chapampa fugiu e pelo o vão da cela que ele fugiu Chapampa abrindo a algema com um pedaço de bolsa de plástico na frente da policia.

Três vítimas foram à delegacia informando que o mesmo teria roubado suas casas e todas foram vítimas de roubo de botijão de gás.

Chapampa foi encaminhado para a delegacia para as providências cabíveis.
Do Estação Notícias Fonte: Portal do Agreste