terça-feira, 8 de novembro de 2016

Brejo da Madre de Deus foi a única cidade do Agreste que teve chuva na segunda (07)

A chuva pegou todos de surpresa (Foto: centro da cidade)

Em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, o clima mudou pra chuva deixando os brejenses esperançosos nesta segunda-feira (07). Por volta das 16h começou a chover forte na sede do município, causando correria por parte da população para aproveitar e juntar água nas bicas. As 18h choveu novamente e depois o clima ficou apenas nublado.

Segundo informações repassadas ao Blog Estação Notícias, não choveu nas cidades circunvizinhas.
O Sítio Amaro foi à localidade que mais choveu

De acordo com medidas pluviométricas, em Brejo Sede choveu 17.5mm, no Bairro Lagoa 14mm, no Sítio Estrago 12mm, no Sítio Xéu 12.5mm e no sítio Amaro de Cima foi a localidade que mais choveu, 43mm.

Na manhã desta terça-feira (08) permanece nublado a parcialmente nublado em Brejo da Madre de Deus, a temperatura de 24ºC e com 50% de possibilidade de chuva segundo a meteorologia.

Do Estação Notícias Fotos: Allyson Mesquita

Rodovias Estaduais do Agreste recebem conservação

Trabalhos na PE-145 entre Barra de Faria e Fazenda Nova

Diversas rodovias do estado estão sendo beneficiadas com ações de conservação. A Secretaria Estadual de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Pernambuco, está realizando melhorias em algumas estradas do Agreste Central: PEs 145, 149 e 166.

Recentemente, foram contemplados os trechos de 11 quilômetros da PE-112, que liga São Joaquim do Monte ao distrito de Formigueiro, e outros 18 quilômetros da PE-219, do entroncamento com a PE-197 (Pesqueira) ao distrito de Cimbres.  As intervenções incluíram serviços de roço, capinação, limpeza dos dispositivos de drenagem e dos acostamentos.

Na PE-145, os trabalhos estão concentrados no trecho de 11 quilômetros, entre Barra de Faria e Fazenda Nova. Em seguida, a ação será realizada até Jataúba. Treze quilômetros da PE-149, entre Agrestina e Altinho, também estão recebendo melhorias, assim como outros 13 quilômetros da PE-166 também, entre Belo Jardim e Serra dos Ventos.

Essas iniciativas estão sendo executadas nos pontos de maior necessidade das rodovias. Os serviços reforçam a segurança dos usuários e proporciona melhor trafegabilidade e fluidez do trânsito.

Do Estação Notícias

Secretaria de Agricultura se manifesta e esclarece fatos ocorridos no abastecimento d’água no Sítio Tambor

Através de uma nota a Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento do Brejo da Madre de Deus, esclarece que não houve retaliação política em distribuição de água no Sítio Tambor.

Segundo a nota, o abastecimento de água da comunidade é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura, e não de vereador(a), sendo de interesse da população, sem causar constrangimento às famílias, estando liberado para todos retirar a água. Sendo que o abastecimento estava sendo realizado de forma simplificada em um cacimbão até o dia 24 de outubro, abastecendo a caixa comunitária e distribuindo para as casas e o chafariz.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento afirma que por motivo da falta de água no cacimbão, a partir do dia 25 de outubro, o abastecimento passou a ser no sistema lata-a-lata em um tanque que pertence aos familiares do esposo da vereadora da referida comunidade. Por falta d’água no cacimbão, a equipe da Secretaria fez o desligamento das casas para abastecer a população apenas no chafariz, a partir desta segunda-feira dia 07 de novembro. As casas só serão abastecidas quando chover e tiver água para voltar ao normal.

Ainda segundo a nota, até o momento a Secretaria não foi procurada para dar nenhum esclarecimento sobre o abastecimento de água da comunidade citada.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento afirma que está à disposição para qualquer informação.


Do Estação Notícias

Furto de água é identificado em adutora que abastece a cidade de Santa cruz do Capibaribe

Uma operação conjunta entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), Ministério Público do Estado e Polícia Militar identificou a ocorrência de ligações clandestinas ao longo da Adutora de Tabocas, que transporta água do Sistema do Prata para abastecer o município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado.

A fiscalização foi executada pela equipe da COMPESA e policiais militares, na quinta-feira (03), num trecho de 15 quilômetros da adutora, que possui, ao todo, uma extensão de 60 quilômetros, entre a Barragem Tabocas e Santa Cruz do Capibaribe.

A ação localizou, provavelmente, as duas maiores ligações clandestinas que furtavam água da rede. Somadas, estavam sendo retirando uma quantidade de água que corresponde a 10% da vazão total da adutora - que tem capacidade de transportar 100 litros por segundo.

Nos últimos dias, a Companhia constatou uma queda de 30% da vazão da água na chegada à Estação de Tratamento Poço Fundo, em Santa Cruz, período no qual também recebeu diversas denúncias de ligações clandestinas na adutora.

“O furto de água é crime e prejudica seriamente o abastecimento para a população. No mês de outubro, inclusive, tivemos áreas que não receberam água em Santa Cruz, justamente porque caiu a vazão da adutora. Por isso, a COMPESA precisou providenciar o abastecimento complementar para estes clientes, com carro-pipa, e também cancelar algumas contas na cidade”, relata o gerente de Unidade de Negócios da COMPESA, Mário Heitor Filho, informando que a população do município atendida pela COMPESA, cerca de 80 mil pessoas, já convive com um regime de abastecimento rigoroso.

De acordo com o gerente, uma das ligações clandestinas localizada pela operação estava retirando água da adutora, por meio de duas tubulações, para jogar num barreiro situado na Fazenda Garrote, no Sítio Espírito Santo, no município de Brejo da Madre de Deus. A água estava sendo usada para irrigação e criação de animais.

O outro barreiro foi identificado no Sítio Tabocas, também no município de Brejo da Madre de Deus, a 50 metros da adutora. Lá, a operação ainda encontrou carros-pipa saindo do local.

Os dois proprietários dos barreiros já foram identificados e irão respondem criminalmente pelo furto. Além disso, segundo o gerente, serão multados no valor equivalente ao consumo de 156 mil metros cúbicos de água, cálculo referente a um ano de furto de 10 litros por segundo da adutora - juntando as duas ligações clandestinas.

 A COMPESA vai realizar ações de fiscalização periódicas, nos próximos meses, para combater as ligações clandestinas ao longo da Adutora de Tabocas, visto que há o aumento do consumo de água no verão e que a Região Agreste vive a pior seca dos últimos 50 anos.
Do Estação Notícias Fonte: Agreste Notícia