terça-feira, 14 de junho de 2016

Conheça os tipos de feijão e seus benefícios

Olá pessoal!

O eterno companheiro do arroz, o feijão, tem sido assunto na feira, no mercado, em casa... o motivo? o preço! Realmente, está bem caro consumir feijão atualmente. Ele é item indispensável na casa de todos os brasileiros, é uma das principais fontes de proteínas da população, além disso, é outra fonte importante de ferro, que ajuda na prevenção e no tratamento da anemia, fibras e vitaminas do complexo B.

Existem vários tipos de feijão, além do mulatinho e do carioca (que são os que estão com um preço mais "salgado") e que podem substituí-los muito bem, podendo estar sendo inseridos na rotina alimentar da sua família sem pesar no bolso:

Feijão verde: Muito utilizado no Nordeste, o feijão verde é um bom aliado no controle da diabetes, tem poucas calorias e muitas vitaminas, especialmente a vitamina A, além de ferro.  É muito rico em fibras, que ajuda no controle do intestino. 

Feijão preto: O seu consumo regular reduz o risco de ataque cardíaco e doenças vasculares, pela grande quantidade de ácido fólico e magnésio que o feijão preto apresenta, tem propriedades antioxidantes. Também é uma fonte de ferro e fibras. A coloração preta se deve a grande quantidade de anticionina, uma substancia que está ligada na prevenção de vários tipos de câncer. 

Feijão branco: Contém uma proteína importante, a faseolamina, que reduz a absorção de carboidratos, o que controla o açúcar no sangue e ajuda no processo de emagrecimento, além de dar saciedade. Por ser uma fonte importante de fibras, proteína vegetal, vitaminas, ferro, cálcio o feijão branco melhora o sistema imunológico, fortalece os ossos, regula o transito intestinal, contribui para uma melhor circulação sanguínea. É de todos o que contém mais fibra e mais cálcio.

Todos os 3 tipos de feijão são fontes de ferro, mas o feijão preto se destaca.

Agora que estão informados sobre os tipos de feijão, você pode fazer substituições no dia a dia, e garantir saúde para você e toda sua família.

Abraços da nutri!

Nutricionista Jéssika Laís
CRN6 10336

Do Estação Notícias