terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Forte tremor de terra atinge Agreste pernambucano

Sismograma registrou o abalo sísmico de 3.8 de magnitude entre São Caetano e Caruaru (Foto: Divulgação/ LabSis/UFRN)
Os moradores do Agreste de Pernambuco vivenciaram, na tarde desta terça-feira (23), o que pode ter sido o pior terremoto já registrado na região. De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), até as 17h, foram registrados 85 tremores na estação de Caruaru. A maioria foi de intensidade pequena, mas um dos abalos teve magnitude preliminar estimada em 3.8, às 15h35.

Os especialistas informaram ainda que é impossível saber como a atividade vai evoluir. Ela pode tanto diminuir ou aumentar nos próximos dias. O coordenador do LabSis, Anderson Nascimento, esclareceu que as atividades desta terça-feira começaram a ser observadas pela manhã. Por volta das 16h30, os equipamentos do laboratório em São Caetano, Agreste do estado, registraram tremor de 3,8 graus na Escala Richiter.

"Para quem estava próximo ao epicentro, é possível que objetos tenham arrastado pelo chão. É normal também que tremores desse grau sejam sentidos na Região Metropolitana do Recife", disse.

Por causa do episódio, técnicos da UFRN visitarão São Caetano nesta quarta-feira. O tremor de 3.8 foi o segundo mais forte na região. Só perde para 2007 quando houve um abalo de 4.0 graus na escala.

O geólogo Gorki Mariano, professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explicou que fenômenos como esse acontecem por causa do Lineamento Pernambuco, uma falha geológica que corta o estado paralelamente à BR-232.
"Em Caruaru, que fica próximo a essa estrutura geológica, vários registros como esse foram registrados historicamente", afirmou.

Segundo relatos nas redes sociais, o abalo sísmico mais forte durou aproximadamente três segundos. O epicentro foi na cidade de São Caetano, mas através do Twitter e do Facebook internautas informaram sobre tremores registrados também em São Lourenço da Mata, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Camaragibe, Paulista, Limoeiro, Carpina, Salgadinho e até mesmo no Recife.

O administrador Eduardo Gomes, de 26 anos, estava em reunião no Centro de Caruaru durante o tremor e relata o pânico que tomou conta da cidade.

"Várias pessoas foram para a rua também com medo. É recorrente ter tremores por aqui, mas nunca teve algo tão forte", desabafou.

Do Estação Notícias Fonte: Diário de Pernambuco

Clínica Espaço Vita disponibilizará exame de mamografia digital

A Clínica Espaço Vita em Brejo da Madre de Deus, juntamente com o radiologista Dr. Marcel Caldas, estará realizando exames de mamografia digital com o mais moderno e eficiente equipamento para o exame de mama.

As mulheres do Brejo da Madre de Deus e região já podem marcar a consulta diretamente na Clínica Espaço Vita, que fica localizada na Rua Joaquim Nabuco (próximo ao açougue municipal), ou pelos fones: 3747-1318 ou 99712-7695.

Do Estação Notícias

Vizinho denuncia laje com água e pneu abandonado que podem ser potenciais criadouros do Aedes aegipty

Laje com água parada e pneu ao relento

A UPA Mestre Camarão em Brejo da Madre de Deus não para de receber pessoas com sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com informações de um funcionário, o atendimento na UPA já chegou ultrapassar 300 pessoas por dia.

E não é só a quantidade de infectados pelo mosquito que aumenta. É cada vez maior o número de pessoas que se revolta com a vizinhança que não cuida da sua casa para evitar a proliferação do mosquito.

O cidadão Danyel Jackson, morador da Rua da Saudade em Brejo da Madre de Deus, nos enviou fotos da situação em que se encontra um imóvel por trás de sua residência, e desabafou.

“Não adianta acabar com o foco do mosquito em minha casa, se o meu vizinho tem um criadouro na casa dele! Faz tempo que aquele pneu está daquele jeito. Sempre que chove a laje passa dias com água acumulada. Faço minha parte, mas não posso fazer a dos outros", falou Danyel que está com afilha doente, a criança está com chikungunya. 
Pneu pode servir de criadouro do Aedes aegypti

Para acabar com a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya, devemos eliminar o mosquito Aedes aegypti. Podemos parar por pelos menos 15 minutos e fazermos uma inspeção em nossas casas para evitarmos o acúmulo de água parada, seja em lajes, pneus, pratos de plantas e bebedouro de animais. Devemos manter bem tampados os poços, caixas d’águas, tambores e outros depósitos de água e guardar garrafas vazias de cabeça para baixo. Tudo isso é fundamental, vamos fazer a nossa parte, vamos colaborar e todos os dias vamos combater o mosquito que pode transmitir essas doenças que são graves e podem até matar.

Do Estação Notícias