domingo, 15 de fevereiro de 2015

Especialista destaca cuidados com o sol e dicas a serem adotadas no verão

Com o sol forte e as altas temperaturas do verão, as pessoas devem tomar alguns cuidados para não terem problemas de pele na estação mais quente do ano.

G1 ouviu a médica esteticista Fernanda Nassar, que ressaltou algumas medidas que podem ser aplicadas por quem não quer ter esse tipo de problema durante o verão.

A especialista conta que alguns cuidados são simples. “O filtro solar deve ser utilizado com o fator de proteção mínimo 15, que deve ser aplicado a cada duas horas e repassado toda vez que a pessoa entrar na água, seja ela doce ou salgada. Também é importante não tomar sol no período das 10h às 16h”, diz.
Fernanda Nassar
Fernanda explica ainda que a radiação solar causa efeitos nocivos a quem exagera na exposição. “A gente orienta porque a exposição excessiva ao sol causa envelhecimento precoce, aparecimento de manchas na pele e, em casos mais extremos, o câncer de pele. É uma doença de difícil tratamento e de controle complicado. Por isso, tudo pode ser evitado com o ato de passar o protetor solar”, afirma.

A esteticista destaca que, mesmo em dias nublados, os cuidados não devem ser dispensados por quem está na praia. “Mesmo em dias nublados, é importante passar o protetor, porque a nuvem não barra a radiação. É fundamental ter esse cuidado. Além disso, sabemos que a radiação da iluminação em ambientes fechados também pode causar o envelhecimento cutâneo”, conta.

No entanto, Fernanda ressalta que o sol é importante para a saúde. “O sol tem vitamina D, fator que melhora a qualidade de vida. Funciona até mesmo como um anti-depressivo e evita algumas doenças ósseas, recorrentes principalmente nas mulheres”, exemplifica.