quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tem muita água na barragem e Brejo da Madre de Deus ainda não saiu do colapso no abastecimento d’água



Curiosamente o Brejo da Madre de Deus ainda não saiu da situação de colapso no abastecimento d'água. E os reservatórios? A barragem de Santana I que está sangrando e mandando água para Santana II que ainda não encheu, mas segundo informações, deve está muito próximo dos 50% de sua capacidade.

O Brejo da Madre de Deus está desde o início do ano sendo abastecida por carros pipa. Em 19 de fevereiro foram entrevistados na Colinas FM, o gerente Regional do Alto Capibaribe, Artur Correa, e o gerente local da Compesa José Hosano, eles prometeram montar uma estratégia para combater a seca, mas até agora essa estratégia não funcionou, a Compesa não soube controlar a situação, foi prometido que seria elaborado um cronograma de abastecimento e que a cidade teria um abastecimento regular mesmo por carro pipa, e a Compesa não cumpriu.

A reclamação é geral dos moradores que destacam a falta de compromisso da Compesa.

“É um tremendo absurdo, em cinco meses de seca a Compesa só trouxe o caminhão pipa duas vezes aqui na minha rua, e para piorar a situação não avisa com antecedência aos moradores, apenas um funcionário passou gritando que o pipa estava chegando, é brincadeira”, reclamou uma moradora da Avenida Cleto Campelo.

Em mais uma entrevista no Programa Mistura de Ritimos na Colinas FM, na manhã de quarta feira 26 de junho o gerente da Compesa em Brejo José Hosano e o Coordenador Regional da Compesa Jorge Marcelo, deram explicações a população.
Segundo o coordenador, uma equipe técnica foi enviada até a barragem de Santana II para fazer a medição, e em seguida, após ser analisada a situação, a Compesa dará uma resposta até a sexta feira (29), à população que pede que a água seja liberada pelas torneiras.

Na entrevista o telefone foi liberado para que a população participasse ao vivo, houve muitas reclamações, denuncias e sugestões. Fomos informados de que alguns moradores já estão se organizando para realizar um protesto na cidade, a revolta aumentou com algumas denuncias de que carros pipa alugados pela Compesa estariam vendendo água tratada.

O cidadão Guido das motos estava ouvindo a entrevista em seu estabelecimento que fica próximo a rádio, foi até a emissora reclamar e cobrar uma atitude do coordenador e também do gerente da Compesa.
 “A situação aqui é precária, muita gente não tem condições de comprar um pipa d’água, tem gente economizando e deixando de comprar as coisas para os filhos para poder comprar água, enquanto isso tem muita gente se beneficiando com isso ai, tem que tomar uma providencia ”, reclamou Guido.

A grande maioria da população sugere que a Compesa libere água pela torneira pelo menos uma vez por semana , e faça um mapeamento e nos locais que chegar água seja abastecido por carro pipa.

 “Até a sexta-feira (29) daremos uma resposta a população brejense, vamos analisar as sugestões e também vamos apurar as denuncias, iremos tomar as providências”, disse Jorge Marcelo.

A entrevista teve duração de uma hora e meia e no final o radialista Atahanderson Mesquita se colocou a disposição da população.

“Eu não vou encabeçar nenhum manifestação, mas se a população se organizar e realizar uma manifestação pacifica e ordeira, colocarei a disposição meus carros de som da Estação Propaganda, o Blog Estação Notícias, a Rádio Colinas FM e farei na locução da manifestação juntos com outros amigos locutores, estou do lado do povo”, disse.

Veja mais fotos atuais da barragem de Santana II que fica na zona brejeira.


Do Estação Notícias