“Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.” (1 Pedro 3:9)
Todos nós já passamos por situações em que alguém nos tratou mal ou nos ofendeu. A primeira reação natural é querer revidar, dar o troco. Mas Jesus nos ensina um caminho diferente: exercitar o domínio próprio e responder com amor.
Isso não é fácil. Nossa tendência é pensar em nós mesmos em primeiro lugar. Porém, a Bíblia nos chama a valorizar os outros acima de nós (Rm 12:10). Esse é um desafio enorme, mas também uma oportunidade de amadurecer espiritualmente.
Com a ajuda de Deus, podemos aprender a ser amáveis, mesmo diante de quem nos fere. Quando colocamos em prática esse amor, ele deixa de ser algo passageiro e se torna uma constante em nossa vida (Hb 13:1).
Oração: Pai, sei que não é fácil perdoar e não revidar uma ofensa, mas contigo é possível. Ensina-me a responder com amor, até mesmo aos que me insultam. Que esse amor seja constante em mim e reflita quem Tu és. Amém!