domingo, 29 de maio de 2022

Sobe para 79 o número de mortos pelas chuvas em Pernambuco

Desde a última sexta-feira (27), 79 pessoas morreram em quedas de barreiras e desastres relacionados com a chuva em Pernambuco, segundo balanço oficial do Governo do Estado. A informação foi repassada pelo governador Paulo Câmara em coletiva de imprensa, na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no bairro de Santo Amaro, Centro do Recife.

Quando somado às mortes registradas ao longo da semana passada, o número de vítimas chega a 84, mas esse total ainda não foi contabilizado oficialmente.

"São números altos. A solidariedade tem que persistir em todos nós. E vamos continuar efetivamente o trabalho até a identificação e a liberação de todas as áreas onde ocorreram as chuvas", afirmou o gestor. De acordo com Câmara, os locais mais afetados pelas chuvas receberão um aporte financeiro do Estado.

Ainda há o registro de 3.957 desabrigados, principalmente em cidades da Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte do Estado. 

  • Nove municípios do Estado decretaram situação de emergência, segundo o governo, por causa dos grandes impactos das chuvas:

- Recife
- Olinda
- Jaboatão dos Guararapes
- São José da Coroa Grande
- Moreno
- Nazaré da Mata
- Macaparana
- Cabo de Santo Agostinho
- São Vicente Ferrer
- Igarassu

Além das forças de segurança estaduais, Exército e Marinha colaboram no trabalho com 100 e 20 profissionais, respectivamente, e seis embarcações.