quinta-feira, 5 de maio de 2022

PM lança jato de spray de pimenta em grupo que andava de bicicleta em Pernambuco

A Polícia Militar de Pernambuco e a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) iniciaram investigações para apurar as circunstâncias de um vídeo que circula nas redes sociais de um suposto abuso de policiais militares disparando spray de pimenta contra um grupo de crianças e adolescentes em bicicletas. 

O caso aconteceu em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, na noite da última segunda-feira (2). As imagens mostram alguns jovens nas bicicletas pedalando na avenida Getúlio Vargas, em frente ao Mercado Extra, nas proximidades da orla. Eles ocupam parte da pista no sentido Recife.

No vídeo, aparece uma viatura do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) ao lado do grupo de ciclistas. De dentro do carro, é disparado um jato de spray de pimenta. A sequência da gravação ainda mostra a viatura acompanhando o grupo e disparando o spray mais uma vez. 

Por meio de nota enviada à reportagem nesta quarta-feira (4), a Polícia Militar de Pernambuco informou que apesar de não ter recebido denúncia formal do ocorrido, "já determinou investigação preliminar para apurar o ocorrido e identificar o histórico dos fatos".

A Corregedoria Geral da SDS, também em comunicado divulgado nesta quarta-feira, anunciou que instaurou uma investigação preliminar para apurar as circunstâncias da ocorrência. 

Nesta fase, destaca a SDS, são coletadas informações iniciais e, em caso de existência de elementos suficientes, será instaurado um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) em desfavor dos militares estaduais envolvidos.

A Polícia Militar ainda indica que pessoas que se sentirem lesadas por comportamento inadequado de policiais, devem procurar a Corregedoria Geral da SDS ou a própria unidade a que pertence o efetivo para efetuar a queixa e agilizar os procedimentos cabíveis.