segunda-feira, 16 de maio de 2022

IBGE confirma Pernambuco como vice-líder no ranking nacional de atividades turísticas

A Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta semana pelo IBGE, evidencia que Pernambuco segue se destacando no ranking nacional do Índice do Volume de Atividades Turísticas com ajuste sazonal. Segundo o levantamento, o Estado ocupa o segundo lugar no ranking do País no acumulado de 2022 (jan/fev/mar), com média de 110,3 pontos, atrás apenas de Goiás (115,1 pontos), e bem acima da média nacional, que foi de 87,8 pontos.

Entre os Estados nordestinos que o IBGE faz o levantamento das informações, Pernambuco lidera, à frente da Bahia (94,1) e do Ceará (89,6), na média de janeiro a março.

“Pernambuco continua crescendo, se fortalecendo e proporcionando aos visitantes experiências inesquecíveis em roteiros diversificados. Estamos muito otimistas com a recuperação e fortalecimento de toda a cadeia produtiva do turismo. Figurar no segundo lugar do ranking nacional do IBGE há meses seguidos é uma conquista e tanto, que só confirma o trabalho feito pelo Governo do Estado”, afirma a secretária de Turismo e Lazer, Milu Megale.

Um dado especialmente importante revelado no levantamento é que Pernambuco teve uma recuperação de 98,4% das atividades turísticas, quando comparados os trimestres de 2019 e 2022. O resultado supera a média do Brasil no período, que ficou em 96,1%.

O presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, ressalta a importância desta comparação com a fase de pré-pandemia. “Esse comparativo nos dá a certeza de que o turismo no Estado voltou a crescer, porque 2019 foi um ano muito positivo. Estávamos crescendo mês a mês antes da pandemia. Então, nossa expectativa com esses resultados é de que 2022 será um ótimo ano para o setor.”

No comparativo fevereiro/março, o índice do volume da atividade turística em Pernambuco teve um incremento de 4,5%, passando de 106,4 para 111,2 pontos. Já a receita nominal cresceu mais: o acréscimo foi de 6% no mesmo período.

Reprodução: Assessoria