quarta-feira, 25 de maio de 2022

Espera por leitos de UTI e doenças respiratórias em alta preocupam em Pernambuco

O número de crianças e bebês à espera de leitos de UTI no estado foi recebida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) nesta terça-feira (24).

A listagem do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), enviado para a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Capital pela SES-PE, atualizada na manhã desta terça-feira (24), aponta os seguintes quantitativos:

UTI Infantil SRAG: 62

UTI Infantil Clínica: 11

Total: 73

UTI Neonatal SRAG: 11

UTI Neonatal Neonatologia: 04

Total: 15

UTI Geral Adulto SRAG: 05

UTI Geral adulto outras: 67

Total: 72

Doenças respiratórias em alta

Na última semana, o secretário de Saúde, André Longo, afirmou que houve um aumento de casos de doenças respiratórias como nunca havia sido visto, com um maior grau de severidade e também com maior frequência de solicitação de leitos pediátricos.

Na ocasião, Longo informou que entre crianças de até dois anos de idade está predominando o vírus sincicial respiratório (VSR). Já a partir dessa idade, o rinovírus tem representado o maior número de casos.

O VSR causa infecções agudas nas vias respiratórias, podendo afetar os pulmões. O rinovírus costuma provocar resfriados comuns, mas pode também se desenvolver em crianças. Diante dessa crise, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) recomendou que pais e responsáveis evitassem tirar crianças pequenas de casa nos próximos dias.

Fonte: Diario de Pernambuco