segunda-feira, 30 de maio de 2022

Chuvas deixam 15 barragens com capacidade máxima em Pernambuco; veja a situação

Barragem de Santana II, em Brejo da Madre de Deus

Neste domingo (29), a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio da Compesa, atualizou o levantamento da situação das barragens localizadas nas regiões Metropolitana do Recife, Agreste e Mata Norte. O diagnóstico teve como base a acumulação dos volumes de água nos últimos sete dias, período de incidência de chuvas fortes e frequentes no Estado.

No interior, no Agreste e Zona da Mata Norte, nove mananciais atingiram a capacidade máxima de acumulação e estão vertendo:

  • Inhúmas e Mundaú (em Garanhuns), Santana II (em Brejo da Madre de Deus), Pedra Fina (em Bom Jardim), Pau Ferro (em Quipapá), Siriji, (em Vicência), Orá/Cursaí (em Paudalho), Tiúma, (em Timbaúba) e Tabocas/Piaça (em Belo Jardim).

Na Região Metropolitana do Recife, seis mananciais atingiram a capacidade máxima de acumulação e estão vertendo:

  • Várzea do Una (em São Lourenço da Mata), Duas Unas (Jaboatão dos Guararapes), Pirapama (Cabo de Santo Agostinho), Sicupema (Cabo de Santo Agostinho) e Utinga (Ipojuca) e Bita (Ipojuca).

Outras barragens importantes para a região também acumularam um bom nível de água, a exemplo de Botafogo que chegou a 69,46%, Tapacurá que atingiu 65,51% e Goitá que alcançou 61,63%

Barragens importantes como Prata, Jucazinho e Poço Fundo também estão sendo monitoradas. O Prata passou de um acumulado de 50,39% no último dia 23, para o total de 67, 73% no dia de hoje. Por sua vez, Jucazinho e Poço Fundo tiveram poucas alterações: Jucazinho estava com 14,75% e hoje tem 15,22% e Poço Fundo passou de 16,19% para 17,28%.

A Compesa diz que continua acompanhando o nível das barragens e reforça que está tudo dentro da normalidade.

Outro aspecto a ser avaliado, ao logo dos próximos dias, segundo a estatal, é o reflexo desta acumulação no abastecimento, com o possível aumento do fornecimento de água para a população, que será estudado pelo Governo do Estado e a Compesa.

Do Estação Notícias