sábado, 28 de maio de 2022

Chuva no Grande Recife: alagamentos, deslizamentos e tragédias em relatos de um fenômeno assustador

As fortes chuvas que atingem o Grande Recife e cidades do interior de Pernambuco desde a noite da sexta-feira (27) deixaram um rastro de tragédias marcadas por mortes.

Até as 13h10 deste sábado (28), 25 mortes foram confirmadas. Somando-se às cinco da última quarta-feira (25), são contabilizados 30 óbitos em Pernambuco, segundo a Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

Neste sábado (28), a Defesa Civil do Estado registrou deslizamento de barreiras em diversos munícipios, principalmente na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Em Camaragibe, na RMR, três pessoas morreram após uma barreira cair na localidade conhecida por Córrego do Desastre. A informação foi confirmada pela prefeita da cidade, Nadegi Queiroz, à Rádio Jornal.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), também tiveram ocorrências no Córrego do Jenipapo e Sítio dos Pintos, na Zona Norte do Recife.

No Córrego do Jenipapo, um homem de 18 anos morreu soterrado após o deslizamento de uma barreira. O incidente aconteceu por volta das 4h.

O segundo óbito do dia na capital pernambucana foi registrado no Sítio dos Pintos, na Zona Norte da cidade. A vítima foi identificada como Luciano José de Santana, de 47 anos. Segundo vizinhos, ele estava dentro de casa no momento em que a barreira deslizou.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação da UPA do Ibura, na Zona Sul do Recife, ao menos 18 pessoas morreram após dar entrada na unidade de saúde por causa de ocorrências relacionadas às fortes chuvas. Entre as vítimas estão seis crianças e adolescentes.