domingo, 24 de abril de 2022

Turista mordido por tubarão em Fernando de Noronha volta para casa e dará início a tratamento

O fonoaudiólogo Luiz Eduardo Barbosa, de 34 anos, está a caminho de Porto Velho, Rondônia, onde mora, para dar início a tratamento no pé, que foi mordido por um tubarão em Fernando de Noronha na quinta-feira (21).

Inicialmente, sua volta estava programada para este domingo (24), mas o turista antecipou a viagem pela necessidade de passar por consultas ortopédicas.

O caso aconteceu na Praia da Cacimba do Padre. Luiz estava tomando banho de mar quando o animal abocanhou seu pé. “Só eu sei a dor que senti; tomei 8 ml de morfina para parar. Todo mundo da praia me viu vomitando e gritando de dor, e a extensão do meu machucado é muito grande”, disse.

Ele foi socorrido consciente e orientado até o Hospital São Lucas, o único do arquipélago, por volta das 15h, quando foi atendido pela equipe de plantão.

Lá, fez um raio-x, tomou medicamentos e passou por sutura no local do ferimento. Logo após, já recebeu alta. Mesmo assim, ele disse que corre “grave risco de não ter movimentação no dedo”.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que, durante o atendimento médico, foi ofertada a transferência para atendimento hospitalar no Recife, porém o próprio paciente disse preferir retornar para o Estado de origem para dar seguimento ao seu tratamento junto ao seu plano de saúde.

Segundo o fonoaudiólogo, ele escolheu retornar a Rondônia porque teria que arcar com os custos da viagem, e alega uma falta de assistência do governo.

“Me deram a escolha de me encaminhar para o ortopedista em Recife, mas eu tinha que pagar hospedagem, medicação, acompanhamento médico e minha viagem para Rondônia novamente”, contou.