quarta-feira, 27 de abril de 2022

Conta de luz em Pernambuco tem aumento médio de 18,98% a partir de sexta-feira

A conta de energia passa a ficar mais cara no Estado a partir desta sexta-feira (29), isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (26) o reajuste tarifário anual de 2022 da Neoenergia Pernambuco em 18,98%.

De acordo com a Aneel, o reajuste foi impactado pela retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, além de despesas relacionadas às atividades de aquisição e distribuição de energia e custos com encargos setoriais.

Para a baixa tensão, o reajuste aprovado foi de 18,97% e para a alta tensão 19,01%, com o efeito médio para o consumidor de 18,98%. 

Consumidores residenciais da categoria B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda) terão aumento de 18,50% na conta de energia.

A Neoenergia atende cerca de 3,9 milhões de unidades consumidoras no Estado. A combinação do reajuste com o término da cobrança da Bandeira de Escassez Hídrica resultará em efeito tarifário de -3,37% para o consumidor residencial convencional, segundo informou a agência.