terça-feira, 26 de abril de 2022

Brejo da Madre de Deus produz excelente café orgânico e do tipo arábica

O café Madre Deus orgânico e do tipo Arábica é produzido na zona rural de Brejo da Madre de Deus, no Sítio Santo Amaro do Xéu, é cultivado em altitudes superiores aos 950 metros na região brejeira, o local da plantação fica ao lado do ponto mais alto de Pernambuco, a serra do Ponto, que tem altitude de 1.195 metros em relação ao nível do mar, isso favorece o cultivo para a espécie Arábica por se adaptar melhor em grandes altitudes.

Outro ponto característico do café Madre de Deus é que ele produzido em áreas sombreadas favorecendo um maior grau de maturação do fruto ainda na planta e fica bem próximo a Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN da fazenda Bitury com mais de 500 há de mata atlântica.

O cafezal está na terceira geração da família Marinho, onde seu patriarca Antônio Marinho de França, mais conhecido como “Boin”, ao adquirir uma propriedade naquela região brejeira continuou o cultivo do café já existente ali, que somado todos esses anos aproxima-se de 90 anos que estas plantas de café estejam ali plantadas. Sem uso de agroquímicos.

A certificação de orgânico é dada através do selo da Organização de Controle Social Terra Fértil, sediada no município, que ainda conta com a participação de outros produtores orgânicos de Hortaliças, incluindo o morango orgânico, todos os produtores certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA.

Atualmente o café está sendo vendido por contato direto com o produtor através do telefone 81-995213010 (Eng. Agrônomo Éden Marinho), ou pelo instagram @cafemadrededeus. Nas feiras orgânicas com representantes da Associação Terra Fértil em Caruaru nas sextas-feiras localizada no cruzamento da Rua Vasco Fernandes Coutinho com a Rua Gonçalves Ledo no Bairro Mauricio de Nassau e aos sábados pela manhã em frente ao ASSAI Supermercado, na curva próximo ao parque da criança e na quitanda Direto da Roça localizada no distrito Fazenda Nova.

Do Estação Notícias / Assessoria