quinta-feira, 17 de março de 2022

Viraliza vídeo de adolescentes usando sal para simular consumo de cocaína em escola estadual de Pernambuco

Circula pelas redes sociais um vídeo em que alunos aparecem simulando o consumo de cocaína na sala de aula de uma escola estadual localizada em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Os estudantes, a Polícia Civil e a Secretaria de Educação de Pernambuco, no entanto, garantem que tudo não passou de uma brincadeira e que, na verdade, o material utilizado era sal de cozinha.

Mesmo assim, a mãe de uma adolescente de 16 anos que filmou as imagens foi até a 2ª Delegacia de Polícia de Crimes Contra Criança e Adolescente e Atos Infracionais, em Prazeres, nesta quarta-feira (16), para depor contra um influenciador digital que teria publicado a mídia e exibido a identidade dos menores. No vídeo, os adolescentes aparecem simulando uma “carreira de cocaína” e cheirando o sal.

Segundo a Polícia Civil, ela registrou um Boletim de Ocorrência informando que a filha está sendo vítima de calúnia e difamação por estarem alegando que ela é usuária de entorpecentes. No local, a doméstica de 34 anos explicou à reportagem da TV Jornal que a filha está psicologicamente abalada e arrependida do que fez.

“Ficou a lição para ela não repetir a mesma coisa. Ela disse que não irá fazer novamente, [diz] que o vídeo foi um erro e pede desculpa a sociedade. Como mãe, fiquei triste pelo vídeo, pois entendo que não é o certo, que não é por esse caminho e que não é o que estamos tentando ensinar, nem os exemplos que ela vê em casa”, disse a mãe, que preferiu não se identificar.

Após a repercussão do caso, a direção da escola pediu que os estudantes fizessem um vídeo se desculpando pelo ocorrido. “Estamos aqui para pedir desculpas por um vídeo imaturo e irresponsável que fizemos. Temos a consciência de que fizemos uma apologia às drogas, e sabemos que isso é crime. Nos comprometemos a não repetir mais isso”, disse, por vídeo, um grupo de seis alunos.

Por nota, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) esclareceu que, ao tomar conhecimento do vídeo, a escola realizou uma reunião com os estudantes, seus respectivos responsáveis e o Conselho Tutelar da região, e que, durante o encontro, os estudantes admitiram que a substância que aparece nas imagens é sal, condimento que trouxeram de casa, e todos se retrataram.

"A Secretaria reforça que repudia este tipo de ação que ocorreu, dentro ou fora de suas unidades de ensino, e reitera que possui em sua proposta de política pedagógica a promoção de ações voltadas para enfrentamento às drogas, promoção da saúde, cultura e paz", afirmou.

Do Estação Notícias / TV Jornal