sexta-feira, 11 de março de 2022

Vereador ofende parlamentar com falas racistas durante reunião e câmara de Santa Cruz do Capibaribe emite nota de repúdio

A Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, divulgou uma nota repudiando uma fala racista e desrespeitosa do vereador Carlinhos da Cohab contra o vereador Nego Zé durante uma reunião realizada na Casa Legislativa, na quinta-feira (11).

Na ocasião, o parlamentar disse: "O nome dele é Nego Zé né? Vá lá hoje no campeonato. É tanta claridade que vai ter lá que você vai ser conhecido como o Branco Zé.

Confira a nota na íntegra:

A Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe repudia totalmente a fala racista e desrespeitosa do vereador Carlinhos da COHAB contra o vereador Nego Zé na reunião ordinária desta quinta-feira, 11. Na ocasião o parlamentar disse: “O nome dele é Nego Zé né? Vá lá hoje no campeonato. É tanta claridade que vai ter lá que você vai ser conhecido como o branco zé.”

Reforçamos que a Câmara não comunga com esse tipo de atitude e se compadece com o vereador que foi desrespeitado. Racismo não é engraçado e muito menos argumento para atacar adversários políticos.

O Brasil tem um histórico de racismo estrutural que marca nosso povo desde a colonização e época escravocrata. Quase 400 anos da história brasileira foi marcada pela escravidão provocando desigualdades profundas que se mantém até hoje.

A liberdade de expressão é garantida a todos, mas não permite a ninguém – tendo mandato ou não – desrespeitar e proferir palavras tão grotescas.

Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe

Do Estação Notícias