segunda-feira, 14 de março de 2022

Shows e estádios de futebol devem ter maior capacidade em Pernambuco a partir de terça-feira

Nesta terça-feira (15/3) vence o último decreto do governo de Pernambuco prevendo flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19 e, por isso, a semana começa com a expectativa de que sejam anunciadas novas mudanças no Estado. A liberação do uso de máscaras, entretanto, não deverá estar no pacote, como aconteceu em algumas das maiores cidades do País - São Paulo e Rio de Janeiro.

Nem mesmo em ambientes abertos, como já deixou claro o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, ao afirmar, na semana passada, que a posição do governo do Estado permanecia a mesma: “Máscaras estão mantidas em Pernambuco".

Por isso, acredita-se que o governo amplie a quantidade de pessoas permitidas em eventos culturais, o que já tinha sido feito logo após a passagem do Carnaval 2022, proibido em todo o Estado.

O último decreto estadual tem abrangência entre os dias 2 e 15 de março. O documento aumentou a capacidade máxima em eventos no Estado de 500 pessoas para três mil pessoas em locais abertos - ou 70% da capacidade -, e de 300 para 1,5 mil pessoas ou 70% da capacidade em locais fechados.

Também seguiu com a obrigatoriedade da apresentação do passaporte vacinal e de teste negativo nos eventos a partir de 500 pessoas. No caso de eventos corporativos e presença de torcidas nos estádios, o limite é de até três mil pessoas ou 70% da capacidade.

As competições esportivas em geral podem ocorrer com público de 1,5 mil pessoas em ambientes fechados e três mil em locais abertos, ou 70% da capacidade, o que for menor. As exigências de comprovação de vacina e teste negativo são as mesmas dos eventos sociais.

Nos serviços de alimentação, a capacidade máxima é de 80% e é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação. Os cinemas, teatros, circos e museus podem receber até 1,5 mil pessoas ou 70% da capacidade. Nesse caso, além do passaporte vacinal, a partir de 500 pessoas os ingressos devem ser destinados apenas a quem apresentar teste negativo.

Do Estação Notícias