terça-feira, 29 de março de 2022

“São João poderá acontecer este ano e só depende do governo do Estado”, afirma vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru

O vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Fúlvio Vagner falou sobre as possibilidades da realização do São João 2022. A entrevista foi dada à Rádio CBN Caruaru na manhã desta segunda-feira (28).

De acordo com Fúlvio Vagner, o cenário atual favorece a realização da festa na Capital do Agreste.

"Estamos em um cenário onde realmente o São João em Caruaru possa acontecer nesse ano de 2022. Se você tivesse me perguntado há mais ou menos um mês sobre o São João, se ele iria acontecer com os shows, eu não acredito que ele iria acontecer com com shows, e só um mês atrás. Hoje a gente vem acompanhando a diminuição dos casos de Covid, as flexibilizações que o governo está trazendo periodicamente acerca de protocolos de segurança, eu já diria que eu tenho quase certeza que em Pernambuco a gente poderia realizar esse ano um São João com a realização de grandes shows. A gente avançou bastante, e aí a gente começa a sentir esse sentimento de ansiedade na população caruaruense em relação ao São João de Caruaru, que além de movimentar a economia da nossa cidade, traz tanta alegria aí para o coração de todos, e também para aqueles que buscam Caruaru como refúgio durante o período junino para se divertir. Enfim, brincar em uma festa segura, em uma festa bonita, em uma festa repleta de muita cultura popular", afirmou o vice-presidente.

Sobre a organização da festa, vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru disse que toda equipe tem se programado desde o ano passado, mas que a realização da festa não depende da prefeitura e sim do Governo do Estado.

"Assim como lá em Campina Grande, também creio que o São João de Caruaru começa quando termina o São João do ano de subsequente, por exemplo, acabou o de 2019 e a gente já começou a pensar 2020, e aí veio a pandemia, a gente começou a pensar no possível São João em 2021, e aí a pandemia persistiu, e aí a gente começou a pensar no São João para 2022 e todo ano é assim, a gente passa praticamente onze meses pensando em como realizar o São João. Como é que vai ser a festa do ano seguinte? O que que deu certo? O que foi que deu errado? O que que a gente precisa corrigir? O que que a gente precisa incrementar? Então em 2021, com a não realização do São João também em 2020, a gente ficou com o radar ligado acompanhando o movimento da pandemia do que é que seria possível ser feito caso São João pudesse acontecer e quais seriam os protocolos de segurança que a gente poderia seguir. Então para esse ano de 2022, para o planejamento desse São João que a gente está torcendo que a gente possa realizar, que não depende da prefeitura de Caruaru, para que aconteça depende do movimento e como a Secretaria de Saúde do Estado vai estar em relação aos protocolos de segurança e quanto ao plano de convivência. Então a gente tem trabalhado bastante, a gente tem pensado em alternativas, a gente tem feito uma festa com base em vários cenários a partir do momento que a gente tem a certeza que a gente vai poder realizar essa festa. A prefeita Raquel Lyra junto com o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro vão fazer o anúncio desse evento em relação ao período, mas volto a dizer, tudo isso depende da Secretaria de Saúde do Estado que a gente precisa acompanhar e respeitar o plano de convivência aqui", explicou Fúlvio Vagner.

Fonte: g1 Caruaru