quarta-feira, 16 de março de 2022

Fetape apresenta propostas da agricultura familiar ao pré-candidato da Frente Popular ao governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB)

A Direção da Fetape recebeu nesta terça-feira (15), na sede da Federação no Recife, a visita do pré-candidato da Frente Popular ao governo de Pernambuco nas eleições 2022, o deputado federal Danilo Cabral (PSB). Foi a primeira agenda política do pré-candidato com o movimento social. Ele recebeu um documento com propostas de fortalecimento e apoio à agricultura familiar. A reunião também contou com a presença do deputado estadual Doriel Barros (PT/PE) e o deputado federal Carlos Veras (PT/PE).

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, destacou o momento histórico e reforçou a capilaridade do Movimento Sindical Rural que conta, atualmente, com 175 sindicatos filiados à Fetape. “Completamos este ano 60 anos. Elegemos dois deputados e temos articulado a ocupação de espaços de poder também nos municípios. Somos reconhecidos pela sociedade pelo que somos e pelo que representamos, por isso, essas propostas têm um significado importante para a vida de milhões de pessoas do campo e da cidade”, destacou.

Danilo Cabral assinou o documento firmando compromisso com o Movimento Sindica Rural e ressaltou que manterá o dialogo para incluir a pautas da agricultura familiar no seu programa de governo. “Essa primeira vinda nossa é para dizer que vamos radicalizar no diálogo com os movimentos sociais, no diálogo da política, porque acreditamos na política como instrumento transformador das pessoas”, disse.

Entre as reivindicações estão o fortalecimento de programas já aprovados em lei como a CNH rural gratuita para agricultores e agricultoras familiares, segurança e defesa do campo, juventude e sucessão rural, garantia de regularização fundiária, em especial, na Zona da Mata, e recursos para o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF). “A gente não quer uma agricultura isolada e sem recurso”, frisou Cícera Nunes.

Para o deputado federal Carlos Veras, a Fetape tem papel importante no fortalecimento da agricultura familiar e na vida do trabalhador e da trabalhadora rural. "A Federação traz pontos importantes da agricultura familiar que é o fundamental para enfrentar a fome e nosso estado e no Brasil", enfatizou Veras.

O deputado estadual Doriel Barros destacou a importância da Federação em Pernambuco e sua história de 60 anos de lutas e conquistas. " A Fetape, de maneira corajosa, firma seu posicionamento político e chegará aos seus encontros regionais, em preparação ao 11º Congresso dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, com compromissos alinhados ao seu projeto político. Um projeto que vai para além de Pernambuco, deseja um país melhor para todos os brasileiros e brasileiras. E essa esperança está na volta de Lula como presidente", concluiu Doriel.

Do Estação Notícias / Fetape