quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Neoenergia retirou mais de 600 ligações clandestinas, em Caruaru

A Neoenergia Pernambuco tem trabalhado de forma intensa no combate ao furto de energia em todo o Estado. Em 2021, a concessionária promoveu a retirada de mais de 31 mil gambiarras da rede de distribuição de energia elétrica, sendo cerca de 600 apenas na cidade de Caruaru.

No total, foram aproximadamente 300 quilos de fios retirados da rede elétrica. Neste material, fios de vários os tipos e cores, todos fora dos padrões de segurança da ABNT, o que aumenta consideravelmente o risco de acidentes. Todas as vezes que alguém acessa a rede de distribuição sem autorização da Neoenergia Pernambuco e faz algum tipo de ligação utilizando materiais fora das normas exigidos pelo setor, ele coloca em risco a própria vida e da população que passa pelo local. Além disso, prejudica o fornecimento para os moradores da localidade.

“Um ponto importante é o impacto na qualidade da energia que chega na casa das pessoas. Isso porque os equipamentos da rede elétrica de distribuição são dimensionados para uma quantidade de clientes numa determinada localidade. Quando vários outros consumidores irregulares acessam a rede sem autorização, o sistema pode não suportar com a mesma qualidade”, afirmou a supervisora de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, Mariana Batista.

A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

DENÚNCIA – Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco, por meio do 116, e fazer a denúncia. Não precisa se identificar. Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.

SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO – A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes). 

Do Estação Notícias