sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Lula e Paulo Câmara se reúnem para chegar a acordo sobre candidatura em Pernambuco

O ex-presidente Lula (PT) se reuniu nesta quinta-feira (3), em São Paulo, com Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco. No encontro, ambos tentaram chegaram a um acordo sobre a candidatura ao governo do estado de Câmara.

PT e PSB pretendem firmar aliança com candidatura única em Pernambuco. Ambas as legendas, junto ao PCdoB, se articulam para formar uma federação partidária e vêm firmando composições nas disputas estaduais.

O PSB já anunciou que apoiará a candidatura de Lula à presidência, mas nos arranjos dos estados, Pernambuco era um nó ainda não desatado. Isso porque o PT lançou, em dezembro do ano passado, a pré-candidatura do senador Humberto Costa ao governo do estado.

O nome de Humberto Costa, porém, foi lançado como uma opção à Frente Popular, composta pelos dois partidos. A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou recentemente, no entanto, que o Paulo Câmara e o PSB teriam prioridade na indicação do candidato, apesar de este nome ainda não ter sido definido.

Na reunião desta quinta-feira, Câmara teria apresentado a Lula o nome do deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), que foi coordenador da campanha de Eduardo Campos ao governo de Pernambuco em 2006. O ex-presidente, segundo o jornal O Globo, por sua vez, teria acordado com o governador que o PT apoiará Cabral, com a contrapartida de indicar um nome para concorrer ao Senado na mesma chapa.

“No acordo, o PSB exigiu o apoio do PT no estado. A direção nacional fez o acordo e não vamos ter candidato em Pernambuco”, teria dito Humberto Costa, de acordo com o jornal O Globo.

Na última semana, Costa esteve com Câmara e, após a reunião, disse à Fórum que “o PT não tem interesse me promover um ruptura” na Frente Popular de Pernambuco. “Estamos defendendo nosso nome, legitimamente, junto à Frente Popular. A possibilidade de haver um racha não existe. A proposta não é essa. A proposta é, pelo convencimento, chegar a um nome capaz de levar a frente popular a um resultado melhor possível”, pontuou.

“Ficou acertado que na próxima semana fecharíamos essa questão [da candidatura única apoiada por PT e PSB]. PT mantém a indicação do meu nome e PSB deve apresentar um nome, aí nessa reunião vamos decidir e chegar ao nome do consenso. Nesse período vai todo mundo vai trocar ideias”, prosseguiu Humberto Costa.

Do Estação Notícias / Revista Fórum