sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, aplica curativo a vácuo em pacientes com feridas complexas

O Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, passou a utilizar procedimentos de aplicação de curativos especiais em pacientes com tratamento de feridas complexas e de difícil cicatrização.

O tratamento é feito através de terapia por pressão negativa, conhecida como curativo a vácuo. O método para utilização é simples e consiste na aplicação de uma pressão negativa tópica. Essa terapia aumenta o fluxo sanguíneo, remove fluidos da ferida, estimula o crescimento de tecido de granulação, atrai as bordas da ferida e promove a eliminação de bactérias, acelerando o processo de cicatrização.

Segundo a enfermeira da Comissão de Pele do HRA, Ana Paula Albuquerque, esse curativo acelera a cicatrização e faz com que o paciente tenha menos complicações, levando a alta hospitalar mais rápido. “O tratamento traz grandes benefícios. Lesões extensas, de difícil cicatrização, fazem com que o paciente permaneça mais tempo no hospital, o que pode fragilizar ainda mais a saúde física e emocional. Além disso, proporciona mais conforto, pois, grandes feridas podem causar dor”, explicou.

Do Estação Notícias / g1