quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Escolas particulares de Pernambuco não terão aulas nos dias de Carnaval

Mesmo com o cancelamento do Carnaval, que não terá nem o ponto facultativo nas repartições públicas do Estado, as escolas particulares de Pernambuco decidiram manter a suspensão das aulas nos dias correspondentes à festividade, entre 25 de fevereiro e 1º de março.

Na rede pública estadual, não há uma definição sobre o assunto por parte da Secretaria de Educação. Já entre os municípios da Região Metropolitana, algumas prefeituras ainda discutem o tema enquanto, em outras cidades, as unidades de ensino continuarão a funcionar em formato remoto.

Assim como em 2021, quando o feriado também foi suspenso e os colégios privados não abriram as portas no período, a decisão foi tomada em reunião realizada nesta quarta-feira (9) entre o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe-PE), que representa os donos das escolas, e o dos Professores do Estado de Pernambuco (Sinpro-PE). A rede particular conta, ao todo, com cerca de 420 mil estudantes matriculados em todas as regiões do Estado.

Convenção e calendário

Na última terça-feira, antes da reunião, o Sinpro-PE já tinha divulgado uma nota em que dizia que a medida tomada pelo Governo do Estado de decretar ponto facultativo não afetaria o calendário letivo, que previa a paralisação nos dias de Carnaval conforme a convenção coletiva de trabalho firmada entre a categoria docente e a patronal.

Rede pública

Procurada, a Secretaria de Educação de Pernambuco disse que ainda não definiu se as escolas estaduais, que retomaram as atividades presenciais na semana passada, vão abrir ou não no período.

Do Estação Notícias